RONDONÓPOLIS

MATO GROSSO

Competições esportivas de diferentes modalidades ocorrem neste fim de semana com o apoio do Governo de MT

Publicados

em

Variadas competições esportivas de diferentes modalidades ocorrem neste fim de semana com o apoio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). A lista inclui campeonatos de Beach Tennis, atletismo, voleibol, corrida em trilha, kart, badminton e triathlon.

“Essa agenda repleta de eventos esportivos é mais um exemplo do comprometimento do Governo de Mato Grosso com o apoio à prática esportiva no Estado. Para nós da Secel, é uma satisfação fomentar o desenvolvimento das diversas modalidades esportivas, trazendo oportunidades aos atletas desde a base, além do lazer à população e ainda contribuir com a economia dos municípios que sediam esses eventos”, destaca o secretário de Cultura, Esportes e Lazer, David Moura.

O maior evento mundial de Beach Tennis, o World Tour BT 400, está sendo sediado na Arena Beach Peak, em Cuiabá. De quinta a sábado (13 a 15.3), a partir das 9h30, atletas de renome mundial participam da competição que tem premiação total de cerca de R$ 200 mil, além de pontos no ranking mundial da modalidade.

Com entrada gratuita, a Arena Beach Peak conta com 11 quadras exclusivas para o torneio profissional, arquibancadas, praça de alimentação e playground. O World Tour BT 400 Cuiabá é uma realização da Storm Produções e Eventos, em parceria com a Federação Internacional de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis e Federação Mato-grossense de Tênis.

De sexta a domingo (14 a 16.3), a partir das 8h, o Torneio Início de Vôlei de Praia e Quadra dá o pontapé inicial de competições da modalidade na temporada 2025.

Os jogos são realizados nas quadras da AABB e em outros espaços da Capital mato-grossense. As disputas abrangem diferentes categorias, do sub-13 ao sub-21, tanto no masculino quanto no feminino.

Realizado pela Federação Mato-grossense de Voleibol, o Torneio Início serve como uma prévia para os campeonatos oficiais do calendário anual e promove a inclusão de jovens talentos do esporte.

Entre sexta e domingo (14 e 16.3), a partir das 17h, atletas de badminton competem na Etapa do Circuito Mato-Grossense Interclubes 2025, que ocorre no Ginásio Vicente Serafim de Almeida, em Tangará da Serra.

Organizado pela Federação Mato-grossense de Badminton, a competição abrange categorias de todas as idades, incluindo crianças e adultos com mais de 45 anos, e também atletas com deficiência.

Já o Campeonato Estadual de Atletismo sub-23 e sub-18 reúne atletas de todo o Estado no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. As disputas ocorrem no sábado (15.03), das 7h às 19h, com intervalo para almoço, e no domingo (16.03), das 8h às 12h.

Realizada pela Federação Mato-grossenses de Atletismo, a competição envolve variadas provas, como corridas rasas e com barreiras, saltos em distância e triplo, arremesso de peso, lançamentos de disco e de dardo, entre outras.

No sábado (15.3), às 07h30, o Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, recebe a 1ª Etapa do Campeonato Regional de Kart. Promovida pela Federação de Automobilismo do Estado de Mato Grosso, a competição é a primeira realizada no Parque Novo Mato Grosso, que está sendo construído pelo Governo do Estado para ser o maior parque multieventos da América Latina.

Também no domingo (16.3), a partir das 6h, ocorre a corrida em trilha Ultramacho Poúro, com saída do Hotel Mato Grosso Águas Quentes, em Santo Antonio do Leverger. Realizada em ambiente natural, em estradões de terra e trilhas, a competição abrange as distâncias de 6 km, 12 km e 21 km.

Outro evento esportivo que será realizado no domingo (16.3) é o Campeonato Mato-Grossense de Triathlon. Com largada às 6h15, na Chácara Bom Futuro, em Cuiabá, a competição conta com mais de 100 inscritos, representando 13 municípios.

O campeonato, em que cada atleta compete na natação, no ciclismo e na corrida, é uma realização da Federação Mato-Grossense de Triathlon. Para o presidente da instituição, Genilson Marques, o apoio da Secel eleva o nível do esporte em Mato Grosso.

“O apoio da Secel é fundamental para a realização de provas com estrutura e qualidade comparáveis a eventos nacionais. É um suporte que permite uma melhor organização do evento esportivo, facilitando a vida dos atletas que podem também se planejar melhor. E com um calendário organizado, há ainda outros impactos positivos, que movimentam setores diferentes, incluindo produção de medalhas, academias, serviços de assessoria esportiva, entre outros”, conclui Genilson.

Outros eventos nos equipamentos esportivos da Secel

O Complexo Arena Pantanal, que é gerido pelo Governo de Mato Grosso, recebe ainda outros dois eventos esportivos neste fim de semana.

Na Arena Pantanal ocorre a semifinal do campeonato mato-grossense de futebol, com o duelo entre Cuiabá e CEOV, no sábado (15), às 15h30. E o ginásio Aecim Tocantins sedia a Primeira Etapa do Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu Esportivo, no sábado e domingo (15 e 16.3).

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda
Clique para comentar
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

MATO GROSSO

“Ação conjunta das forças de segurança e o Vigia Mais MT foram fundamentais para uma resposta rápida”, afirma secretário adjunto

Publicados

em

O trabalho integrado das forças de segurança e o uso da tecnologia foram fundamentais para as prisões e apreensões dos envolvidos no assassinato da adolescente Heloysa Maria de Alencastro Souza, de 16 anos. O crime aconteceu em Cuiabá na terça-feira (22.4).

O secretário adjunto de Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), coronel PM Fernando Augustinho, ressaltou que a ação rápida das forças de segurança resultou na prisão de dois suspeitos, entre eles o mandante do crime. Outros dois menores de idade também foram apreendidos.

“Todos os envolvidos foram conduzidos, principalmente aqueles com participação direta, conforme o que já foi apurado até o momento, e é importante destacar a integração das forças de segurança. Cada instituição atuou dentro da sua esfera de atribuição, cooperando e trabalhando de maneira integrada, o que possibilitou alcançar esse resultado”, afirmou em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (23).

Os trabalhos contaram com policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope), 10º Batalhão e 3º Batalhão, Polícia Civil, por meio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) eda Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DERFVA), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Instituto Médico Legal (IML), Ciopaer e Corpo de Bombeiros.

Heloysa e a mãe foram vítimas de criminosos que simularam um roubo na casa onde elas moravam, no Bairro Morada do Ouro, e fugiram levando a adolescente em um carro modelo HB20. A intenção do mandante do crime era que ambas fossem mortas, mas a mãe demorou para chegar em casa. A mulher foi espancada e precisou ser levada para atendimento médico.

Já Heloysa foi encontrada morta no Bairro Ribeirão do Lipa. O corpo da adolescente estava em um poço com cerca de dez metros de profundidade, com as mãos e pés amarrados, e foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros.

O perito que esteve na cena de crime, Manoel Messias, afirmou que a vítima foi morta por asfixia, com uso de um cabo USB. “Havia marcas no pescoço, condizentes com esse tipo de cabo, semelhantes aos que encontramos em outra residência no mesmo bairro. Havia muitos desses cabos nesse local, assim como documentos da vítima”, relatou.

O delegado Guilherme Bertoli, titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (Derfva), afirmou que, embora a Polícia Civil tenha sido acionada para um roubo, a possibilidade foi descartada a partir das análises no local do crime. Além disso, por meio de câmeras de segurança, verificou-se que o namorado da mãe da adolescente esteve na residência duas vezes no próprio veículo, um Fiat Toro, levando os criminosos.

“Os elementos apontavam que, como não havia arrombamento na casa, havia indícios de que ele teria levado os suspeitos para dentro da residência. A equipe analisou o local e constatou que não era possível o acesso pelos fundos e que não havia violação nas entradas, o que reforçava essa suspeita. A partir de então, o suspeito foi conduzido à delegacia. Em paralelo, mantivemos contato com as equipes da Polícia Militar que estavam em diligências. Em uma dessas ações, foi realizada a detenção do primeiro adolescente infrator, que confessou a autoria do crime e indicou a participação do namorado da vítima e do filho dele na ação criminosa”, explicou o delegado.

O delegado Guilherme Bertoli, titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (Derfva) | Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

Ainda na madrugada do crime, o namorado da vítima e o filho dele, de 18 anos, foram presos, e um adolescente foi apreendido. Por volta das 13h desta quarta-feira (23), policiais do 10º Batalhão aprenderam um quarto envolvido, também menor de idade.

O subchefe de Estado-Maior Geral da Polícia Militar, coronel José Nildo de Oliveira, enfatizou a importância do programa Vigia Mais MT para a ocorrência.

O subchefe de Estado-Maior Geral da Polícia Militar, coronel José Nildo de Oliveira | Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

“Eu atribuo o sucesso dessa ocorrência à integração com a Polícia Civil e a todos os atores que contribuíram diretamente para a resolução do caso. Destaco, principalmente, o programa Vigia Mais, que possibilitou o monitoramento e a identificação do destino do veículo após o roubo na residência. A partir dessas informações, por meio do trabalho de inteligência, do GAP (Grupo de Apoio) do 10º Batalhão, foi possível realizar uma incursão na área de mata, onde a vítima foi localizada. Imediatamente, a Polícia Militar efetuou a prisão do suspeito e, a partir daí, começou a identificar e prender os demais envolvidos no crime”, afirmou o coronel.

As investigações seguem em andamento para esclarecer a motivação do crime. A mãe da adolescente ainda será ouvida e são aguardados laudos da Politec.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

ÚLTIMOS PROGRAMAS

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS ACESSADAS