RONDONÓPOLIS

MATO GROSSO

Atletas bolsistas do Governo de MT conquistam medalhas de prata em Campeonato Sul-Americano

Publicados

em

Dois atletas bolsistas do projeto Olimpus MT, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), conquistaram medalhas de prata no Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-20, realizado entre os dias 12 e 14 de julho, em Lima, no Peru.

A primeira medalha veio por Arthur Curvo, atleta de 19 anos, que conquistou o segundo lugar para o Brasil na prova de lançamento do dardo, com 71,90m. Antes de viajar, o esportista que treina pela AABB Cuiabá ficou com a medalha de bronze no Troféu Brasil, com a marca de 72,22m, recorde pessoal.

A outra prata foi conquistada por Gilvan Ribeiro da Costa, de Peixoto de Azevedo (672 km de Cuiabá), no salto triplo, com 15,52 m. Além da conquista, o atleta retificou o índice para o Campeonato Mundial de Atletismo Sub-20 que acontece no próximo mês de agosto, também na capital peruana.

O professor Elves Pinho, contemplado na categoria Bolsa Técnico Internacional do projeto Olimpus, foi o treinador mato-grossense convocado para acompanhar a delegação brasileira na competição.

“O maior objetivo desse ano era que o Gilvan conseguisse o índice para o Mundial, algo que parecia distante para nós. Mas com o trabalho e o planejamento que fizemos para 2024, deu tudo certo até agora. Conseguimos o índice e pretendemos fazer ainda mais bonito para o nosso Estado e país nessa que é a maior competição da categoria”, disse o técnico.

Elves destacou a importância do programa de bolsas do Governo do Estado, que não só proporciona recursos financeiros essenciais para treinamentos e campeonatos, mas também incentiva um ambiente adequado para o desenvolvimento técnico e pessoal dos atletas.

“O Olimpus MT é de suma importância para nós, treinadores e esportistas. Acredito que se não tivesse esse incentivo do Estado, nada disso estaria acontecendo na minha vida e na do Gilvan. O Governo de Mato Grosso, através de toda a ajuda que oferece por meio da Secel, tem uma boa parcela nesse processo de bons resultados dos atletas. São esses incentivos que nos mantém no esporte”, ressaltou o professor.

Além das conquistas no atletismo, outro momento importante para Mato Grosso ocorreu no Campeonato Pan-Americano U-20 de Wrestling, também realizado na capital do Peru, onde o atleta Kyle Oliveira, bolsista do projeto Olimpus, conquistou a medalha de bronze no estilo livre masculino 97kg. A competição foi realizada entre os dias 12 e 14 de julho e contou com esportistas representantes de diversos países.

“É com imenso orgulho que parabenizo nossos atletas pelo excelente desempenho e pela conquista de tantas medalhas. Vocês não sabem o quanto ficamos felizes de ver o impacto positivo que os investimentos realizados pelo Governo no fomento ao esporte têm gerado bons frutos”, destacou o secretário da Secel, David Moura.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda
Clique para comentar
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

MATO GROSSO

“Equilíbrio das contas públicas permite que investimentos impactem diretamente na vida dos cidadãos”, afirma secretário de Fazenda

Publicados

em

O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo, afirmou que o equilíbrio fiscal é um ponto fundamental para garantir que o Estado faça os investimentos necessários para melhorias à população.

“O equilíbrio das contas públicas permite os investimentos que impactam diretamente na vida dos cidadãos, como na infraestrutura, saúde e educação. Hoje, Mato Grosso é um exemplo de que o caminho para crescer passa por esse equilíbrio. Não há outro caminho e os resultados do Estado mostram o compromisso desta gestão com o equilíbrio fiscal e investimentos estratégicos”, destacou.

De acordo com o Ranking de Competitividades de Estados e Municípios, feito pelo Centro de Liderança Pública (CLP), Mato Grosso é considerado o estado mais sólido financeiramente do país e ocupa o primeiro lugar em equilíbrio fiscal.

A avaliação do CLP analisou a capacidade dos estados de administrarem suas dívidas, com base nos dados do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), do Tesouro Nacional, referentes a 2023.

Em 2023, Mato Grosso consolidou sua posição com o fortalecimento das receitas, fruto de medidas de controle fiscal adotadas nos últimos anos. Esse cenário permitiu a realização de investimentos em infraestrutura, saúde, educação e outros setores estratégicos, sem comprometer a sustentabilidade financeira do estado.

O que é solvência fiscal?

A solvência fiscal mede a capacidade de um estado de honrar suas dívidas, considerando a Dívida Consolidada Líquida (DCL) e a Receita Corrente Líquida (RCL). Quanto menor o percentual, melhor a saúde financeira de um estado, pois indica que suas receitas regulares são suficientes para pagar dívidas e realizar novos investimentos.

Com a combinação de crescimento expressivo na arrecadação e gestão prudente, Mato Grosso alcançou a liderança nacional nesse indicador, mantendo suas dívidas sob controle.

Essa posição fortalece a imagem do estado como confiável para investidores, demonstrando sua capacidade de honrar compromissos e financiar novos projetos.

Além disso, o destaque no ranking possibilita que Mato Grosso obtenha financiamentos com condições mais vantajosas, garantindo recursos para ampliar obras e serviços essenciais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

ÚLTIMOS PROGRAMAS

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS ACESSADAS