JURÍDICO
Leonardo Campos escreve na Conjur sobre as alterações no Estatuto da Advocacia

O diretor-tesoureiro do Conselho Federal da OAB, Leonardo Campos, publicou artigo na revista jurídica Conjur sobre uma das maiores vitórias da gestão, a Lei 14.365/22, que alterou o Estatuto da Advocacia. Publicada no Diário Oficial, em junho, a norma traz uma série de conquistas para a advocacia, bem como para a sociedade.
“Uma das principais conquistas de advogadas e advogados com a Lei 14.365/22, que atualizou o Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/94), foi a incorporação à legislação daquilo que o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já haviam decidido: honorários advocatícios têm natureza alimentar”, pontuou Campos, na revista jurídica.
E acrescentou: “Outra polêmica em torno dos honorários, solucionada pela atualização do Estatuto da Advocacia, foi a garantia de liberação de 20% dos bens bloqueados do cliente por decisão judicial para fins de recebimento de honorários e reembolso de gastos com a defesa”.
Para Campos, essas conquistas “se estendem a toda a advocacia e impactarão diretamente no cotidiano de advogados e advogadas que atuam nos rincões e dependem unicamente do pagamento de honorários para sobrevivência pessoal”.
Leia o artigo na íntegra aqui.
Na Conjur, Sarkis celebra o aperfeiçoamento da Lei 14.365/22
Breier escreve na Conjur sobre importância do Estatuto da Advocacia para as prerrogativas
Fonte: OAB Nacional


JURÍDICO
Comissão debate alterações legislativas para crimes cambiais

A Comissão Especial de Direito Penal Econômico realizou na tarde desta sexta-feira (12/8) sua segunda reunião. O encontro ocorreu de forma virtual. O grupo iniciou o debate a respeito da proposição de projetos para apreciação do Conselho Federal que tratam de mudanças legislativas para crimes cambiais. Além disso, os integrantes dialogaram sobre a realização de estudos a respeito da necessidade de restringir o alcance do tipo penal do insider trading e quanto à responsabilização do sujeito ativo do crime antecedente ao crime de lavagem de dinheiro.
“Nosso objetivo, neste segundo encontro, foi identificar proposições dos membros para que possamos contribuir com o aperfeiçoamento legal no Brasil. As tecnologias mudam e progridem com uma velocidade incompatível com o debate político. Por isso, muitas regras tornam-se obsoletas ou precisam ser emendadas para abranger novos aspectos. O mundo é dinâmico e a evolução é cada vez mais rápida. Queremos usar as inteligências e experiências que temos para oferecer ao Conselho Federal propostas consistentes que possam ser encampadas no Legislativo”, disse a presidente da comissão, Andrea Flores.
Os integrantes da comissão dialogaram ainda sobre a formatação de um evento, a ser realizado em março de 2023, de forma híbrida, para fomentar o debate e a reflexão com os maiores nomes do direito penal econômico do país. Participaram também da reunião desta tarde a secretária da comissão, Fernanda Tortima, e os membros do grupo Antonio Tide, Filipe Silveira e João Vieira Neto.
Fonte: OAB Nacional
-
PROGRAMA UBALDO BARROS4 dias atrás
Programa Ubaldo Barros atraçoes – Anderson ARROXAE /Andreia & Márcia Direção laurimar /Binha Magico
-
ELEIÇOES 20222 dias atrás
ELEIÇÕES 2022 CONVIDADO DE HOJE CANDIDATO DEPUTADO ESTADUAL ” THIAGO SILVA ”
-
FALANDO A VERDADE3 dias atrás
FALANDO A VERDADE COM FABIO SANTOS CONVIDADO DE HOJE: ”CABO COSTA”
-
PROSA E POESIA5 dias atrás
Prosa & Poesia com George Ribeiro Convidado de hoje: Hermelio Silva
-
FILHOS DE SOPHIA5 dias atrás
FILHOS DE SOPHIA COM MARCELO BAÍA ESPISODIO 15# ”Synora”
-
Colibri OFFICE BAR4 dias atrás
COLIBRI OFFICE BAR EP#04 Administração de Imóveis Pela Imobiliaria
-
PODTUDOCOMELA3 dias atrás
PODTUDOCOMELA CONVIDADO DE HOJE DANILO DIAS – MEDICO DIGITAL INFLUENCER
-
ELEIÇOES 20222 dias atrás
ELEIÇÕES 2022 CONVIDADO DE HOJE CANDIDATO DEPUTADO ESTADUAL ” NININHO ”