RONDONÓPOLIS

ECONOMIA

Caixa não contratou nem metade de empregados prometidos por direção do banco

Publicados

em


source
Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) alerta que banco vem sofrendo redução do quadro
Divulgação-MPF/SP

Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) alerta que banco vem sofrendo redução do quadro

Passados quatro meses da promessa do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, de contratar 4 mil empregados para o banco, o ritmo das contratações segue lento enquanto, nas agências, os trabalhadores enfrentam sobrecarga de trabalho e adoecimento. Números levantados pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) indicam que a direção da empresa não admitiu nem metade do que foi anunciado.

Em agosto, a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) do Ministério da Economia autorizou o banco público a contratar mais 3 mil funcionários, autorizando a ampliação do quadro de pessoal para 87.544. Porém, conforme dados deste último mês de outubro, a Caixa contava com 85.772 mil funcionários. Isso representa 1.772 a menos do total autorizado.

Em julho, o presidente da estatal alardeou que o banco abriria 10 mil novas vagas de trabalho, entre concursados, recepcionistas, vigilantes, estagiários e adolescentes aprendizes. Desse total, 3 mil seriam destinados aos aprovados no concurso de 2014 e outras mil para Pessoas com Deficiência (PcDs). Ainda em 2019, Guimarães afirmou que contrataria todos os concursados. Até este momento, nenhuma das promessas foi cumprida.

No último dia 31 de outubro, a Caixa realizou concurso público para o preenchimento de 1,1 mil vagas para PcDs, sendo mil imediatas e 100 para cadastro de reserva. O resultado está previsto para sair só em dezembro.

“O quadro de pessoal da Caixa vem sofrendo uma grande redução ao longo dos anos, com um déficit de aproximadamente 20 mil bancários, ao mesmo tempo em que há aumento do número de clientes. O concurso para PCDs é uma medida positiva e exigida por lei; mas, insuficiente”, destaca o presidente da Fenae, Sergio Takemoto. “É preciso que as contratações de concursados também sejam efetivamente realizadas e de forma célere, sob o risco de se comprometer a assistência à população”, reforça.

Estudo feito no final de julho pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostrou que, entre 2018 e o primeiro trimestre deste ano, o número de clientes por trabalhador da Caixa Econômica Federal subiu de 1.070 para 1.775: 65% de aumento.

Leia Também:  Polícia Militar frustra roubo a banco e prende três homens em VG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ECONOMIA

IPVA SP: acaba hoje prazo de pagamento com desconto para novo grupo

Publicados

em


source
IPVA SP: acaba hoje prazo para pagamento com desconto para novo grupo
Reprodução: ACidade ON

IPVA SP: acaba hoje prazo para pagamento com desconto para novo grupo

Termina nesta segunda-feira (17) o prazo para donos de veículos com placa terminada em 6 pagarem o IPVA com desconto no estado de São Paulo. Segundo o calendário, amanhã é a vez dos motoristas com a placa terminada em 7. 

De acordo com a Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo, em 2022 o tributo está em média 22,54% mais caro para os proprietários de veículos, com base em estimativa dos preços praticados no varejo, realizada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Isso porque o tributo tem como base o valor dos veículos no ano anterior, que registraram forte valorização pela falta de semicondutores, por conta do desequilíbrio que a pandemia provocou nas cadeias globais de produção.

É possível pagar o tributo de três formas: 

Leia Também

  • Cota única em janeiro, com desconto de 9%;
  • Cota única em fevereiro, com desconto de 5%;
  • Parcelando em 5 vezes, de fevereiro a junho, com 5% de desconto, de acordo com o final de placa.

No último ano foi possível parcelar apenas em três vezes, mas como os carros usados se valorizaram o governo decidiu aumentar o número de parcelas.

Para os donos de carros 0 km o desconto segue sendo de 3%. Para isso é necessário pagar  até o quinto dia da emissão da nota fiscal. Os que preferirem também poderão parcelar em cinco vezes, sem desconto.

Veja o calendário

Para pagar o tributo, basta ir até uma agência bancária, um terminal de autoatendimento ou acessar o internet banking. Também é possível fazer o pagamento em casas lotéricas ou em sites de empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda. Nessas empresas, é possível pagar o IPVA com cartão de crédito, mas elas cobram juros para parcelar com cartão.

Quem não pagar até o vencimento sofre com multa de 0,33% por dia de atraso. Passados 60 dias, o percentual da multa é fixado em 20% sobre o valor do tributo. A multa pode chegar a 40% do valor do veículo ou até apreensão do mesmo, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Leia Também:  Pensando nas eleições, ala política pede mais "flexibilidade" a Guedes

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA