RONDONÓPOLIS

Lucas do Rio Verde

Secretaria de Saúde promove palestras e ações em alusão ao “Janeiro Branco”

Publicados

em

Janeiro é o mês voltado a conscientização e promoção da saúde mental e emocional. Em Lucas do Rio Verde, serão realizadas várias palestras e oficinas.

A campanha “Janeiro Branco” faz parte de um movimento nacional que tem como objetivo acolher, dialogar e agir em prol do bem-estar emocional das pessoas.

A supervisora da Atenção Primária à Saúde, enfermeira Gabrielle Vidal, ressaltou que a proposta é sensibilizar a população sobre a importância de cuidar da mente, do corpo e incentivar a busca por apoio e tratamento, quando necessário.

As palestras serão realizadas no auditório do Espaço Saúde, nos dias 13, 14, 15, 16 e 20 de janeiro e em horário diferenciado, das 17h30 às 19h30.

O público-alvo são as pessoas do sexo masculino, atuantes em profissões de risco para o desenvolvimento do estresse ocupacional, sendo aberta também a toda a população.

“Será um momento de orientação e conversa, sobre a importância do autocuidado, sinais de alerta, inteligência emocional e onde buscar ajuda, na rede municipal”, destacou a enfermeira.

Outra iniciativa, é a realização de mutirão de atendimento psicológico nos dias 18 e 25 de janeiro, para os pacientes encaminhados pelas unidades básicas de saúde.

Nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Saúde entrará em contato, para realizar o agendamento dos pacientes que já aguardam o atendimento.

As ações referentes ao “Janeiro Branco” foram organizadas pela Equipe Multiprofissional (E-multi), sob a coordenação da dentista Laylla Haas.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Propaganda
Clique para comentar
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Lucas do Rio Verde

Prefeitura orienta população sobre penalidades para quem descarta resíduos incorretamente

Publicados

em

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa a todos os moradores do município que descartar resíduos incorretamente em vias públicas, como passeio (calçada), terrenos baldios e áreas de preservação pode gerar multa e punições ao contribuinte que agir de forma indevida.

A orientação é que os luverdenses fiquem atentos aos cronogramas de coleta seletiva e de limpeza urbana, para evitar doenças e acúmulo de resíduo nas ruas e na cidade. Além de causar sujeira, podem surgir problemas ambientais como acúmulo de material nos rios e bueiros, além de prejuízos à saúde pública, com o mau acondicionamento do resíduo.

Enquanto cabe ao cidadão separar os resíduos adequadamente, acondicionando o resíduo seco ou úmido, é de responsabilidade do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Lucas do Rio Verde exercer as atividades administrativas e técnicas que se relacionem com os serviços públicos de esgotamento sanitário e de coleta, tratamento e dando a disposição final de resíduos sólidos domiciliares.

(Foto: Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi)

Já a fiscalização de terrenos urbanos é de responsabilidade da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Conforme a lei Nº 60/2008 que regimenta o Código de Postura, é obrigação do cidadão cumprir as regras de saneamento e preservar a higiene pública, mantendo a limpeza das vias, calçadas e passeios e não despejar materiais nos ambientes de uso comum.

Ao descumprir essas regras, o contribuinte pode ser multado em 40 UFL (Unidade Fiscal de Lucas), que corresponde a R$ 888,00. Além da multa, o morador que for flagrado fazendo o descarte incorreto de lixo, deverá pagar pelo serviço de limpeza do imóvel, calculado por metro quadrado.

A equipe de fiscalização realiza o trabalho de rotina e também de acordo com denúncias da população. O morador pode denunciar tanto por telefone no contato (65) 3548 2316, como por WhatsApp no seguinte contato (65) 99232 9179, ou ainda no aplicativo Conecta Lucas, disponível no site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde.

Fique ligado na hora da separação do seu resíduo:

Coleta Seletiva do Saae: Contentores

Lixo Seco: (papéis, papelão, vidros, metais ferrosos, metais não ferrosos, plásticos.

Lixo Úmido: (restos de Alimentos, restos de verduras, restos de frutas, (outros materiais não recicláveis.

(Foto: )

Coleta realizada pela Limpeza Urbana:

(Foto: Ascom Prefeitura/Reprodução)

Caracteriza-se como entulho, coletado semanalmente pela Secretaria de Infraestrutura e Obras: podas de árvores, restos de construção, terra e grama em quantidade, madeiras, móveis velhos e outros.

A limpeza urbana coleta esses materiais em pequenas quantidades, quando estão devidamente acondicionados e deixados em frente a residência. Já restos de construção ou materiais em grande quantidade são de responsabilidade do morador, que deve pagar pela contratação e destinação do resíduo.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue lendo

ÚLTIMOS PROGRAMAS

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS ACESSADAS