RONDONÓPOLIS

Lucas do Rio Verde

Referência: autoridades de Sinop visitam Lucas do Rio Verde para conhecerem o modelo de transporte público e a estrutura da GCM

Publicados

em

Atraídos pelo novo modelo de transporte público e a recente reestruturação da Guarda Civil Municipal, representantes do Executivo e Legislativo de Sinop estiveram em Lucas do Rio Verde para conhecerem os detalhes dos projetos desenvolvidos pela Gestão Municipal. A comitiva foi recebida pelo prefeito Miguel Vaz, nesta sexta-feira (14), no Paço Municipal.

De Sinop, estiveram presentes o vice-prefeito, Paulo Henrique Fernandes de Abreu, e os vereadores Moisés do Jardim do Ouro, Ênio da Brígida e Célio Garcia.

“Estamos revisando a concessão do transporte público, pois o contrato atual está defasado. Sabemos dos índices positivos de Lucas do Rio Verde, que tem uma concessão atualizada e bem-sucedida. Estamos trocando informações sobre custos e números para embasar nossa negociação em Sinop”, destacou o vice-prefeito de Sinop.

“É importante essa troca de experiência com outros municípios, porque sempre tem alguma coisa que os municípios podem aproveitar um do outro. Então, tivemos uma troca de ideias, eles vieram em busca do nosso modelo de concessão do transporte público, falamos da Guarda Civil Municipal, e também ouvimos ideias interessantes que Sinop tem a nos oferecer. Acho que a nossa região toda ganha com isso”, comentou Miguel Vaz.

Nova frota de ônibus
Desde janeiro de 2025, a Translocave assumiu a concessão do transporte urbano em Lucas do Rio Verde.

A nova empresa passou por um processo criterioso, desde a audiência pública até a finalização do edital de licitação. A nova frota conta com 20 novos ônibus equipados com ar-condicionado, wi-fi, carregador USB, elevador para pessoas com deficiência e câmeras de segurança. Além disso, o Município ampliou a área de cobertura do transporte urbano.

Reestruturação da GCM
Em Lucas do Rio Verde, o processo de reestruturação da Guarda Civil Municipal, criada em 1999, contou com a aprovação de um projeto de lei, regulamentado pela Lei nº 222/2022, elaborado pela atual Administração Municipal, por meio das secretarias de Segurança Pública e de Governo e Administração.

Após um longo processo de capacitação e treinamento em 2022, em Cotia, no estado de São Paulo, a Guarda Civil Municipal – GCM recebeu, em 2023, o armamento necessário para atuar integrada às forças de segurança de Lucas do Rio Verde. A entrega das armas aconteceu após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Polícia Federal, permitindo que a GCM de Lucas do Rio Verde atue de maneira armada, sendo a primeira do estado com autorização da PF.

Em abril de 2023, foi lançado o concurso da Guarda Civil Municipal, formando, em 2024, mais de 50 agentes para compor o quadro da GCM. Destes, 30 tiveram a convocação imediata. Dentro do processo, a GCM recebeu uma nova base, na região central da cidade, com estrutura e equipamento para garantir atendimento à população. Em 2024, a Guarda Civil Municipal recebeu quatro novas viaturas, para atendimento com agilidade às ocorrências. O videomonitoramento do município também é de responsabilidade da GCM, que monitora 265 pontos da cidade, passando pela região central, bairros, praças e pontos de maior circulação e de maiores incidentes.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Propaganda
Clique para comentar
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde apresenta cinco projetos na Mostra do Cosems MT

Publicados

em

A Mostra Estadual de Experiências Exitosas faz parte da programação do 2º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso. O evento começou hoje (19) e segue até sexta-feira (21), em Cuiabá.

O município de Lucas do Rio Verde participa com a apresentação de cinco projetos, dentre os 183 trabalhos selecionados. Em todo o estado, foram mais de 280 experiências inscritas.

A supervisora da Atenção Primária à Saúde Gabrielle Vidal explica que os projetos que serão apresentados, são experiências desenvolvidas nas unidades básicas de saúde (UBSs) e na Vigilância em Saúde e que alcançaram resultados positivos.

Os trabalhos foram selecionados por uma comissão organizadora especializada, tendo como critérios, os resultados alcançados, aplicabilidade, sustentabilidade, alinhamento às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e caráter inovador.

Enquanto Secretaria Municipal de Saúde, nós ficamos muito felizes em poder compartilhar nossos projetos e aprender com os trabalhos apresentados pelos outros municípios. É dessa forma que a saúde pública de Mato Grosso segue avançando”, ressalta a supervisora.

(Foto: )

A mostra tem como objetivo, compartilhar experiências bem-sucedidas, estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios que inovam nas soluções, visando sempre a garantia do direito à saúde.

A premiação será realizada na sexta-feira (21). Serão escolhidos os 40 melhores trabalhos. Os 26 primeiros receberão troféus e representarão o estado na 20ª Mostra Nacional “Brasil, aqui tem SUS” e os 14 seguintes receberão Menção Honrosa.

O congresso tem como tema central “Um olhar acolhedor para a gestão em saúde dos municípios de MT”. Também na programação, mesas temáticas, debates e oficinas sobre diversos assuntos relacionados ao desenvolvimento da saúde pública.

A expectativa é receber mais de 500 participantes, entre secretários municipais de Saúde, equipes técnicas e assessorias e representantes dos consórcios, vindos de todas as regiões do estado.

O evento é organizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde.

Projetos de Lucas do Rio Verde
“A Implantação do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade na UBS Jardim Primaveras”, com Gabrielle Vidal.

“Tratamento Restaurador Atraumático como Estratégia de Saúde Pública no Ambiente Escolar”, com Giorgio Trentin.

“A Geotecnologia como solução tecnológica no trabalho da Vigilância Ambiental”, com Cláudia Engelmann.

A resposta rápida da Vigilância Ambiental no surgimento do escorpião-amarelo em Lucas do Rio Verde”, com Simone Caetano.

Projeto Vacina em Casa – Diminuindo a taxa de abandono vacinal em uma UBS de Lucas do Rio Verde”, com Rafaela Martins da Silva.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue lendo

ÚLTIMOS PROGRAMAS

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS ACESSADAS