Lucas do Rio Verde
Prefeituras de Lucas do Rio Verde e Passo Fundo firmam parceria estratégica em inovação

Durante o South Summit Brazil 2025, evento de inovação e tecnologia realizado em Porto Alegre, as prefeituras de Lucas do Rio Verde (MT) e de Passo Fundo (RS) oficializaram, no dia 10 de abril, um Protocolo de Intenções que marcou o início de uma cooperação estratégica voltada à inovação, ao desenvolvimento sustentável e à transformação digital dos governos municipais. A assinatura do acordo foi realizada por Welligton Souto, secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade de Lucas do Rio Verde, e Bárbara Fritzen, secretária de Inovação de Passo Fundo.
O protocolo estabelece uma aliança institucional entre os dois municípios, reconhecendo que o futuro das gestões públicas passa pela integração de boas práticas, pela construção de redes colaborativas e pelo investimento em inovação.
A parceria prevê ações conjuntas em diversas frentes, como: Compartilhamento de políticas públicas inovadoras; Integração de eventos e agendas institucionais; Apoio mútuo a startups, incluindo feiras de negócios e coworkings compartilhados; Intercâmbio de talentos, gestores públicos e experiências e Articulação de clusters estratégicos nos setores do agronegócio, tecnologia, saúde e educação.
De acordo com os secretários, a iniciativa tem como foco acelerar a modernização das administrações municipais, fomentar a troca de conhecimentos e atrair investimentos nacionais e internacionais com base em uma agenda comum de inovação.
O secretário Welligton Souto reforçou o compromisso conjunto: “Estamos formalizando um elo que vai além do papel. É um compromisso com o futuro das nossas cidades, com mais eficiência na gestão e mais oportunidades para empreendedores e talentos locais.”
“Acreditamos que a cooperação entre cidades inovadoras potencializa resultados concretos para os cidadãos. Este protocolo representa uma nova etapa de colaboração intermunicipal que poderá inspirar outras regiões do Brasil”, destacou Bárbara Fritzen, , secretária de Inovação de Passo Fundo.
Com vigência inicial de cinco anos, o protocolo poderá ser renovado pelas partes e será implementado por meio de projetos específicos, respeitando sempre a autonomia de cada município.


Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde será sede do Festival Paralímpico Loterias Caixa

* 4 mil animais castrados pela UPC desde o seu funcionamento
* + de 1.200 animais microchipados
* Nos últimos 4 meses foram doados + de 1 tonelada de ração através do banco municipal de ração, beneficiando 26 protetores independentes de animais que são cadastrados na secretaria.
-
FAMOSOS2 dias atrás
Ana Paula Siebert exibe corpo em forma ao posar de biquíni em piscina: ‘Fazenda’
-
POLICIAL2 dias atrás
Polícia Civil de MT cumpre 55 mandados contra grupo criminoso interestadual atuante com tráfico de drogas
-
POLÍTICA NACIONAL2 dias atrás
Deputados lamentam morte do papa Francisco
-
POLÍTICA MT2 dias atrás
Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação é criada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso
-
POLICIAL6 dias atrás
Polícia Civil cumpre mandados contra advogado e integrantes de facção criminosa por tráfico, fraude e comércio ilegal
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Sefaz é finalista em premiação nacional com iniciativa de economia de energia
-
CUIABÁ6 dias atrás
Confira o que abre e fecha em Cuiabá durante o feriado prolongado
-
POLÍTICA MT6 dias atrás
Juca do Guaraná viabiliza R$ 450 mil para implantação do Banco de Leite do Hospital Regional de Sorriso
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Feriadão da Semana Santa e de Tiradentes deve movimentar mais de 23 mil passageiros no Terminal de Cuiabá
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Sesp lamenta falecimento de coronel da Reserva Remunerada
-
POLÍTICA MT2 dias atrás
Lúdio destaca importância de manter Santa Casa aberta mesmo com inauguração do Hospital Central
-
CUIABÁ2 dias atrás
Prefeito e primeira-dama lamentam a morte do servidor Adjamir Benedito
-
POLICIAL4 dias atrás
Forças de segurança aumentam em 104% as apreensões de drogas e geram prejuízo de R$ 209 milhões às facções em quatro meses
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Bombeiros resgatam motorista preso às ferragens após acidente na BR-163
-
POLICIAL6 dias atrás
Força-tarefa combate grupo que articula invasão de terras em Cuiabá
-
POLICIAL6 dias atrás
Polícia Civil prende advogado e suposto cliente que tentavam tirar Jeep Renegade de delegacia com documento falso
-
RONDONÓPOLIS5 dias atrás
Gestão municipal põe em funcionamento o Centro de Inteligência e Segurança
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrás
Bioinsumos impulsionam a produtividade e ajudam o produtor a economizar
-
CUIABÁ1 dia atrás
Atendimento presencial no CIAC será retomado na quinta-feira (24)
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Bombeiros orientam motoristas sobre como agir em incêndios veiculares
-
CUIABÁ6 dias atrás
Câmara aprova criação da Regula Cuiabá, agência que vai substituir a Arsec
-
RONDONÓPOLIS1 dia atrás
Rondonópolis terá 1º leilão online de madeiras da Secretaria Municipal de Meio Ambiente
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Duas operações Lei Seca terminam com 11 presos por embriaguez ao volante em Cuiabá
-
POLÍTICA NACIONAL1 dia atrás
CRE aprova André Veras Guimarães para embaixada no Irã; indicação vai a Plenário
-
POLICIAL1 dia atrás
Polícia Militar realiza solenidade de promoção de 963 praças e oficiais nesta quarta-feira (23)
-
RONDONÓPOLIS1 dia atrás
Cerca de 60 bairros já receberam reparos e estão 100% iluminados
-
TCE MT6 dias atrás
TCE-MT media novo acordo entre Prefeitura de Cuiabá e empresas de transporte coletivo e evita paralisação
-
TCE MT1 dia atrás
Prazo para envio de documentos do MBA em Gestão de Cidades encerra nesta sexta-feira
-
Ministério Público MT5 dias atrás
Gaeco prende oito durante operação por invasão de área
-
POLÍTICA MT1 dia atrás
Suplente de Vila Bela da Santíssima Trindade toma posse na ALMT
-
MATO GROSSO11 horas atrás
Sesp realiza coletiva de imprensa sobre sequestro e assassinato de adolescente nesta quarta-feira (23)
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrás
Guerra EUA x China: Brasil vira peça-chave e faz planos para um corredor transoceânico