RONDONÓPOLIS

CUIABÁ

Sargento Joelson enaltece projeto de lei para auxílio às famílias atingidas pelas chuvas em Cuiabá

Publicados

em

16/01/2025
Sargento Joelson enaltece projeto de lei para auxílio às famílias atingidas pelas chuvas em Cuiabá
Da Assessoria
O vereador Sargento Joelson (PSB) participou da reunião com prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) na presidência da Câmara Municipal para ouvir a demanda apresentada para auxilio às famílias atingidas pelo temporal em Cuiabá. O prefeito propôs a aprovação de um projeto de lei (PL) que dará a cada família atingida R$ 1 mil reais mensais para amenizar os danos causados pelo temporal.
O vereador enalteceu a iniciativa do prefeito e disse estar ao lado da população e votará a favor deste projeto de lei “Estamos em recesso, mas viemos atender este chamamento e iremos votar a favor desta demanda urgente, Cuiabá precisa desse olhar humano, moradores perderam tudo em suas casas, e o papel do agente público é este, sensibilizar e agir. Contem com meu voto, moradores dos bairros mais afetados como São Mateus, Dom Aquino e eu sempre vivi isso, sempre vivemos e tivemos problema com isso, é histórico em Cuiabá, no bairro Alvorada onde vivo intensamente foram muitos casos historicamente, Jardim Florianópolis, Jardim Vitória, bairros que atuo e vivi cada momento, sei como é ruim perder tudo.” Diz Joelson.
Uma mobilização para cadastramento das famílias atingidas também está sendo realizada pelas equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Pedregal e do bairro Dom Aquino. Outra ação do projeto será a entrega de colchões e de cestas básicas.&nbsp
O que é o Decreto de Emergência?
Na prática, o estado de emergência serve para o município solicitar ajuda aos demais entes federados – Estado e União – para atrair recursos financeiros extras que possam prevenir estragos causados e recuperar áreas degradadas pelas chuvas.&nbsp
A medida se fundamenta em dados fornecidos pela Defesa Civil de Cuiabá que apontam alto índice de volume de água por metro quadrado, com registros de 44 alagamentos nos bairros da capital. Uma das situações mais críticas envolve o bairro São Mateus.&nbsp
Ações emergenciais:
A Prefeitura de Cuiabá tem patrocinado, desde a primeira semana de janeiro, ações de limpeza de boca de lobo na região Central para evitar alagamentos. A Defesa Civil tem vistoriado pontos críticos de alagamentos nas seguintes avenidas: Prainha, Miguel Sutil e Tancredo Neves.
Atualmente, 19 técnicos estão dedicados exclusivamente à limpeza de caixas coletoras enquanto outras seis equipes atuam diretamente no canal. Para a execução dos serviços, estão sendo utilizados cinco caminhões-caçamba e uma escavadeira hidráulica (PC).
Já a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) intensificou as ações de limpeza. Nesta segunda-feira (13), as equipes de poda e limpeza removeram quatro caminhões-caçamba lotados de galhos e troncos de árvores derrubados pela tempestade. O volume corresponde a cerca de quatro toneladas de vegetação.
Fale com nosso gabinete.
Dê sugestão ao nosso mandato.&nbsp
O Zap Cidadão é (65) 99202-6887.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Propaganda
Clique para comentar
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

CUIABÁ

Primeiras-damas de Cuiabá e MT fortalecem laços alinham ações para a capital

Publicados

em

A primeira-dama e vereadora de Cuiabá, Samantha Íris, se reuniu com a primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes, para alinhar ações estratégicas e de parcerias para a capital mato-grossense. A agenda aconteceu na tarde desta quarta-feira (12), no Palácio Paiaguás.

Secretária de Estado de Assistência Social, Grasielle Bugalho, também esteve na reunião, que serviu para oficializar a retomada de ações conjuntas entre Prefeitura de Cuiabá e Governo do Estado.

Na pauta, Samantha destacou que uma das principais ações se refere ao programa Siminina – que foi coordenado por Virgínia quando ela era a primeira-dama do município, na gestão de Mauro Mendes.

“Siminina é um projeto que eu amava muito de acompanhar quando era primeira-dama do município, era a ‘menina’ dos meus olhos. E sempre tive o desejo que ele fosse melhorado. Fico muito feliz que está sendo cuidado, pois são meninas carentes que precisam de amor e acolhimento e tenho certeza que a Samantha irá tirar de letra”, afirmou Virgínia.

O Programa Siminina tem o propósito de promover a inclusão social de crianças e adolescentes do sexo feminino, na faixa etária de 6 a 14 anos, em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Outra pauta defendida por Samantha se refere a causa autista, onde está sendo levantado formas de a capital ter atendimento de referência no país.

“Tenho vontade de trazer uma Casa do Autista para Cuiabá, que é uma causa que defendo e quero fazer um convite para que o Governo participe dessa ação, que será um marco para a causa em Cuiabá. Além de atender as crianças, também queremos atender as mães no que tange a saúde mental delas, que é um ponto delicado, pois o trabalho de uma mãe atípica tem muito mais demanda”, pontuou Samantha.

Virgínia também solicitou que Cuiabá faça adesão ao Programa Ser Família, pois ainda é o único município do estado que não faz parte – ação assinalada positivamente por Samantha. “Samantha tem muitas funções como vereadora e primeira-dama. Estou muito feliz, conte comigo para o que precisar”, salientou Virgínia.

Para a primeira-dama de Cuiabá, a troca de experiência e o reforço de parcerias futuras é fundamental para o desenvolvimento dos trabalhos na capital.

“É do interesse de Cuiabá essa parceria. Muito válida a troca de informações, principalmente pela experiência adquirida por Virgínia ao longo dos anos de trabalho. Deixo as portas abertas para qualquer auxílio que a gente possa receber de parceria. Viemos aqui para buscar ajuda e referências para fazer o melhor para nossa cidade”, finalizou Samantha.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

ÚLTIMOS PROGRAMAS

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS ACESSADAS