CUIABÁ
Projeto treina estudantes da Educação de Jovens e Adultos sobre como evitar o desperdício de água

Uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a concessionária Águas Cuiabá, está beneficiando mulheres a partir de 16 anos, atendidas pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), profissionais das unidades de educação e mulheres das comunidades. O Projeto Noções Básicas de Encanamento para Mulheres treina mulheres para combater o desperdício de água nas residências e realizar consertos.
Durante a capacitação as participantes aprendem a trocar torneiras, consertar chuveiro, regular a caixa da descarga, trocar a boia da caixa d’água, além de conhecer e utilizar corretamente as ferramentas e os materiais usados nos consertos entre outras tarefas do dia a dia.
A ideia, explicou o coordenador de Organização Curricular da Secretaria Municipal de Educação, Marco Antônio Alves Braga é incentivar a autonomia feminina e o compartilhamento de conhecimentos sobre as instalações hidráulicas domésticas. “As participantes aprenderam a diagnosticar problemas e agir, de forma prática e simples, auxiliando a rotina diária de uma casa, na economia da família e, até o ingresso numa futura atividade profissional”, disse o coordenador de Organização Curricular, Marco Antônio.
O curso é dividido entre teoria e prática, com três horas de duração. O projeto teve início em setembro de 2021 e já contemplou 138 mulheres entre elas, as estudantes atendidas pela Educação de Jovens e Adultos e profissionais da educação das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Maximiano Arcanjo da Cruz, localizada no bairro Santa Laura e EMEBC Nova Esperança, na Rodovia Cuiabá-Santo Antônio do Leverger.
“Uma torneira gotejando pode desperdiçar, em média, 30 litros de água tratada por dia. Cada uma dessas mulheres que aprendem no curso como realizar esses pequenos reparos contribuem, diretamente, com o meio ambiente ao evitar esse desperdício e com a economia doméstica, pois reduz o consumo medido. Além de ser uma nova fonte de renda, pois estarão aptas a consertar os vazamentos da própria residência e também de outras casas na comunidade. Então, é muito mais que um curso, é uma ação direta de responsabilidade social”, ressaltou a diretora operacional da Águas Cuiabá, Julie Campbell.
Curso
Durante o treinamento, os técnicos abordam temas como o saneamento em Cuiabá, o percurso da água do rio até as residências, passando pela captação, adução, tratamento, reservação e distribuição, cavalete e hidrômetro; como otimizar o uso da água na estiagem, ponto da residência de maior consumo de água, orientações sobre material hidráulico utilizado em instalação e reparo de rede domiciliar de água, e ferramentas utilizadas no reparo de torneira e tudo de PVC. Como executar reparo em torneira, tubo de PVC, boia da caixa d’água e válvula hidra, detecção de vazamento na residência em simulações nas aulas práticas.
As próximas unidades a receberam o Projeto serão a EMEB Jesus Criança, localizada no bairro Nova Esperança, no próximo dia 5 de julho e a EMEB Profª Guilhermina de Figueiredo, no bairro Carumbé, no dia 5 de agosto.
O treinamento acontece no período noturno e as inscrições para as 25 vagas disponibilizadas por turma, acontecem nas unidades educacionais.


CUIABÁ
Prefeito Emanuel Pinheiro lança o Alvará Automático de Obras e cita revolução digital

O prefeito Emanuel Pinheiro realizou, na manhã desta terça-feira (5), o lançamento oficial do Alvará Automático de Obras, no plenário da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio). O portal já encontra-se em atividade no município (confira aqui), atendendo a três tipos de empreendimentos.
Administrado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), com auxílio das Pastas da Fazenda e Ordem Pública, a nova ferramenta digital engloba a modernização que vem sendo promovida pela administração atual nos últimos cinco anos, por meio da simplificação dos processos, garantindo a eficiência e celeridade na administração pública municipal.
Os imóveis contemplados são: a construção residencial unifamiliar com área construída de até 750 m²; construção comercial, com categoria de uso compatível com área de construção até 500 m² e a residencial multifamiliar com até cinco (5) unidades autônomas.
Durante o evento, o prefeito enfatizou que sua gestão tem como premissa, transformar a Prefeitura de Cuiabá em um potente agente facilitador diante das demandas populares, por meio da concessão de melhores condições de trabalho aos servidores no desempenho de suas funções, respectivamente, potencializando a prestação de serviços eficientes à população.
“Anteriormente, Cuiabá foi vista como atrasada, e isso é algo que sempre me intrigou. O desejo sempre foi o de ter uma capital competitiva, com economia pujante, norteada de oportunidades, facilitando, principalmente, a vida daqueles que aqui desejam empreender na construção de civil. Uma longa espera por um simples alvará é coisa do passado. A revolução digital começa a dar condições para que os grandes investimentos aqui se perpetuem, convertendo a cidade em uma terra de oportunidades e a Prefeitura de Cuiabá é parceira daqueles que desejam crescer e somar com a nossa gente”, destacou.
O titular da SMADESS, Renivaldo Nascimento, afirmou que a plataforma representa a chegada de uma nova era para o ramo imobiliário local, proporcionando além da rentabilidade econômica, melhorias nas perspectivas sociais presentes e futuras.
“É um programa de poder multiplicativo. Eu como gestor me sinto honrado em participar de mais esse avanço, construído a várias mãos e que vai fazer a diferença no dia a dia de seus usuários, otimizando tempo e recursos”, acrescentou.
O presidente do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais, Comerciais e Condomínios do Estado (Secovi/MT), Marco Pessoz, salientou que agora, a capital pertence ao grupo minoritário do país.
“Isso faz com que Cuiabá se destaque ainda mais. Agradeço ao prefeito por essa conquista desejada há tantos anos, facilitando as negociações e trazendo soluções para os acordos comerciais”, disse.
O presidente da Fecomércio, José Wenceslau, pontuou os impactos positivos na cadeia produtiva de geração de emprego e renda. “Mais uma vez, o nosso prefeito Emanuel Pinheiro, inovando em favor da nossa população, ajudando o comércio e os trabalhadores, bem como toda a cidade, de modo geral”, concluiu.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
-
bate papo com janaina rolim6 dias atrás
BATE PAPO COM JANAINA ROLIM- DRA. SANDY NASCIMENTO
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Governo investe R$ 14,3 milhões e entrega 1º raio de segurança máxima do Estado na PCE
-
POLICIAL6 dias atrás
Novo Batalhão da PM traz segurança aos moradores e empresas do Distrito Industrial de Cuiabá
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Governo investe R$ 238 milhões em infraestrutura na Baixada Cuiabana: “Obras que vão melhorar a qualidade de vida dos moradores”
-
PALAVRAS QUE EDIFICAM6 dias atrás
PALAVRAS QUE EDIFICAM COM PASTOR FRANKLIN
-
POLICIAL6 dias atrás
“Batalhão era aguardado há décadas; agora, moradores e empresários do Distrito Industrial terão mais segurança”, destaca senadora
-
ELEIÇOES 20226 dias atrás
ELEIÇÕES 2022 convidado de hoje – PRÉ CANDIDATO DEPUTADO FEDERAL ”RODRIGO DA ZAELI”
-
company kids6 dias atrás
COMPANY KIDS -CINE PIPOCA