RONDONÓPOLIS

CUIABÁ

Processo de aplicação de massa asfáltica no Parque Cuiabá entra na reta final e Emanuel Pinheiro destaca melhorias na infraestrutura da cidade

Publicados

em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, destacou na manhã desta segunda-feira (25) que as obras de pavimentação dos bairros Altos da Serra II e Parque Cuiabá estão em ritmo acelerado. No Altos da Serra, as equipes já aplicam a massa asfáltica, enquanto no Parque Cuiabá a conclusão da aplicação será nesta semana. A obra do Parque Cuiabá recebeu um investimento de R$ 2,3 milhões, com recursos provenientes de emendas do deputado federal Emanuelzinho e dos senadores Wellington Fagundes e Jayme Campos, beneficiando a Rua B, Avenida Altamiro Ari Ruiz, Avenida Valter Gallucc e Rua 1.

O gestor reafirmou o compromisso com a melhoria da infraestrutura da capital tricentenária, que enfrenta desafios relacionados às vias desgastadas e inadequadas para o crescimento da frota de veículos.

“Quando assumi a gestão em 2017, encontrei várias obras abandonadas e projetos parados há anos. Quero destacar o exemplo do Jardim Vitória, União, Florianópolis e outros bairros que há muito tempo aguardavam a pavimentação prometida no PAC de 2011. Esses projetos estavam completamente esquecidos, sem recursos e sem previsão de retomada”, afirmou.

O prefeito ainda ressaltou que, após intensos diálogos, conseguiu resgatar os recursos necessários para Cuiabá. “Dedicamos praticamente todo o primeiro mandato e o início do segundo para concluir essas obras. Hoje, entregamos 100% do Jardim Vitória e Florianópolis e estamos finalizando bairros como Alto da Serra 1 e 2, com drenagem, calçadas e asfalto de qualidade. Essas obras seguem um padrão que preza pela durabilidade e infraestrutura completa, algo que as comunidades esperavam há anos”.

Outro exemplo importante é a pavimentação da região Sul. Emanuel Pinheiro destaca que o Industrial e o Paulicéia já estão 100% pavimentados, e continuamos avançando. Apesar de atrasos pontuais em algumas obras por conta da execução de calçadas, nosso compromisso é entregar serviços completos e de qualidade. Só entregamos uma obra quando ela está pronta para atender plenamente as necessidades da população”, finalizou.

Emanuel também destacou a Avenida Contorno Leste, a maior avenida já construída na história de Cuiabá, que contará com 17,3 km de via dupla, iluminação LED, calçamento e ciclofaixa. “É uma obra de infraestrutura que beneficia mais de 60 bairros e transforma uma área antes esquecida em um novo polo de desenvolvimento para mais de 200 mil pessoas.”

Com 70% da obra já concluída, a Avenida Contorno Leste conectará a região do Distrito Industrial à Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251). “Essa obra possibilita o desenvolvimento de áreas antes completamente esquecidas. Nosso trabalho é levar dignidade e qualidade de vida para todos os cuiabanos,” concluiu o prefeito.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda
Clique para comentar
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

CUIABÁ

TCE emite parecer favorável à aprovação das contas da Prefeitura de Cuiabá 2023

Publicados

em

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) emitiu, nesta terça-feira (10), parecer favorável às contas da Prefeitura de Cuiabá referentes ao exercício de 2023. O conselheiro relator, José Carlos Novelli, votou pela aprovação das contas, sendo acompanhado pelo presidente da Corte de Contas, Sérgio Ricardo, e pelos conselheiros Domingos Neto, Valter Albano e Guilherme Maluf.

Na análise global, o relator destacou que, embora o agravamento do déficit seja um ponto relevante, especialmente nos gastos com saúde pública, o Município apresentou uma melhora significativa na execução orçamentária em relação a 2022.

Ele citou um estudo técnico, com base em dados do Ministério da Saúde, usado pelo conselheiro Valter Albano, durante emissão de parecer também favorável às contas do exercício 2022.

“Entre 2020 e 2024, mais da metade dos atendimentos ambulatoriais e quase 40% dos atendimentos hospitalares foram destinados a pacientes de outros municípios, um fator relevante na avaliação das contas. Esse contexto reforça a necessidade de garantir segurança jurídica nas decisões da Corte”, ponderou o Novelli.

Ele também citou que outro ponto positivo foi o resultado primário superavitário de R$ 171.250.309,00, que superou a meta prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

“Adicionalmente, a dívida consolidada líquida manteve-se estável, passando de 40,61% em 2022 para 43% em 2023. Apesar do aumento, o índice permanece amplamente abaixo do limite de 120% estabelecido pela Resolução nº 40/2001 da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)”.

O conselheiro José Carlos Novelli destacou ainda o cumprimento dos gastos mínimos obrigatórios em educação e saúde, a observância dos limites de despesas com pessoal e os resultados primários superavitários como pontos de grande relevância.

“Esses fatores levaram à conclusão de que o déficit financeiro apurado e as demais irregularidades identificadas não possuem peso suficiente para embasar um parecer contrário à aprovação das contas”, ressaltou o relator.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

ÚLTIMOS PROGRAMAS

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS ACESSADAS