RONDONÓPOLIS

CUIABÁ

Prefeitura abre inscrições para escolinha de esportes gratuita em Cuiabá

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, abre nesta sexta-feira (14) as inscrições para atividades esportivas em diversas modalidades, oferecidas nos espaços esportivos municipais. As aulas são gratuitas e destinadas a diferentes faixas etárias.

As vagas estão distribuídas em quatro categorias: infantil e juvenil: crianças e adolescentes de 7 a 17 anos; adulto: participantes de 18 a 59 anos; melhor idade: idosos a partir de 60 anos e categoria adaptada: modalidades voltadas para pessoas com deficiência (PCDs).

As inscrições estarão abertas de 14 a 19 de fevereiro. As atividades serão realizadas em diferentes espaços esportivos da cidade, incluindo o Complexo Dom Aquino e os ginásios Verdinho, Lixeira, Tijucal, Quilombo, Paiaguás, Centros Comunitários do Cidade Verde, Grande Terceiro e Araés. Os espaços terão sua agenda dividida, com 60% dos horários destinados a projetos e aulas promovidas pela Prefeitura de Cuiabá e 40% reservados para uso livre da população.

No Complexo Poliesportivo Dom Aquino, por exemplo, será ofertada a modalidade de voleibol adaptado, promovendo inclusão e oportunidades para pessoas com deficiência.

Como se inscrever
As inscrições devem ser feitas por meio deste link.

Os interessados devem selecionar a modalidade desejada, preencher as informações solicitadas e enviar o formulário. Para menores de idade, é necessário o preenchimento dos dados do responsável, incluindo e-mail e telefone para contato.

Quem pode participar
– Crianças e adolescentes regularmente matriculados em unidades de ensino, com boa frequência escolar;
– Adultos de 18 a 59 anos;
– Idosos a partir de 60 anos, mediante apresentação de laudo ou atestado médico comprovando aptidão para a prática esportiva;
– Pessoas com deficiência (PCDs), também mediante laudo ou atestado médico.

Modalidades oferecidas

Confira a programação nos diversos espaços esportivos:

Complexo Poliesportivo Dom Aquino
– Voleibol Adaptado (PCDs) – Manhã: 08h às 10h | Tarde: 16h às 18h
– Atletismo (07 a 17 anos) – Manhã: 08h às 10h | Tarde: 17h às 18h30
– Badminton (07 a 17 anos) – Tarde: 14h30 às 16h30
– Futsal (07 a 17 anos) – Manhã: 08h às 10h
– Beach Tennis (18 a 59 anos) – Tarde: 16h às 18h

Ginásio Verdinho
– Atividade Terceira Idade (60+) – Manhã: 07h às 08h
– Voleibol (07 a 17 anos) – Manhã: 08h às 10h | Tarde: 15h às 17h30
– Futsal (07 a 17 anos) – Manhã: 08h às 10h

Ginásio Lixeira
– Atividade Terceira Idade (60+) – Manhã: 07h às 10h | Tarde: 16h às 19h
– Handebol (07 a 17 anos) – Manhã: 07h às 10h
– Basquetebol (07 a 17 anos) – Manhã: 09h às 10h | Tarde: 16h às 19h | Noite: 19h às 21h

Ginásio Tijucal
– Atividade Terceira Idade (60+) – Manhã: 06h às 10h
– Capoeira (07 a 17 anos) – Manhã: 08h às 09h30 | Tarde: 14h às 16h30
– Futsal (07 a 17 anos) – Manhã: 08h às 11h
– Handebol (07 a 17 anos) – Tarde: 17h às 20h
– Voleibol (07 a 17 anos) – Manhã: 08h às 11h

Ginásio Quilombo
– Danças Diversas (18 a 59 anos) – Manhã: 08h às 11h | Tarde: 13h às 17h
– Voleibol (07 a 17 anos) – Tarde: 13h às 17h

Ginásio Paiaguás
– Ginástica (18 a 59 anos) – Manhã: 08h às 11h
– Futsal (07 a 17 anos) – Tarde: 14h às 17h

Centro Comunitário Bairro Cidade Verde
– Atividade Terceira Idade (60+) – Manhã: 08h às 11h | Tarde: 15h às 18h

Miniestádio CPA IV
– Futebol (07 a 17 anos) – Tarde: 15h às 18h

Centro Comunitário Bairro Grande Terceiro
– Atividade Terceira Idade (60+) – Manhã: 07h às 08h | Tarde: 14h às 17h

Centro Comunitário Bairro Araés
– Atividade Terceira Idade (60+) – Tarde: 17h às 18h

Para mais informações, procure a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, localizada na Rua Barão de Melgaço, nº 3.677, Centro. O munícipe pode entrar em contato através do telefone (65) 9 8468-7325.

#PraCegoVer

A foto mostra a fachada do Ginásio Poliesportivo Dom Aquino, com um mural colorido que retrata elementos da fauna e flora brasileiras. O mural inclui a ilustração de um tuiuiú, vasos cerâmicos e outros elementos culturais. A estrutura do prédio tem paredes com tijolos vazados avermelhados e uma rampa de acesso com corrimão. Em frente ao prédio, há uma área gramada com algumas tampas de concreto no solo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda
Clique para comentar
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

CUIABÁ

Maysa Leão abre Tribuna Livre para discutir os direitos das pessoas com síndrome de Down

Publicados

em

20/03/2025
Maysa Leão abre Tribuna Livre para discutir os direitos das pessoas com síndrome de Down

Da Assessoria – Vereadora Maysa Leão

Em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, a Câmara Municipal de Cuiabá recebeu, nesta quinta-feira (20), um importante debate sobre os direitos e desafios enfrentados por pessoas com síndrome de Down. A iniciativa foi promovida pela vereadora Maysa Leão, defensora ativa da inclusão e acessibilidade no município.
A Tribuna Livre foi concedida a Leonardo Guimarães Zara, voluntário da Apae de Cuiabá desde 2015 e pai da pequena Bianca, que nasceu com síndrome de Down. Leonardo compartilhou sua trajetória, destacando as dificuldades enfrentadas desde o nascimento da filha, como a falta de informação e suporte adequado para garantir os cuidados necessários.
“Como pai, pedi a Deus que minha filha fosse uma criança típica, mas, se fosse para ter uma síndrome, que fosse a síndrome de Down, porque ao menos eu conhecia. A luta começou na falta de informações, direcionamento e assistência social”, relatou Leonardo.
Ele reforçou a urgência de políticas públicas que garantam terapias adequadas, suporte social e acessibilidade, além de abordar os impactos psicológicos enfrentados pelas famílias desde o diagnóstico.
“É fundamental que as políticas públicas sejam efetivas e incluam não apenas as pessoas com deficiência, mas também suas famílias, garantindo direitos básicos como acesso a serviços essenciais e mais inclusão na sociedade.”
Leonardo também aproveitou a oportunidade para solicitar ao prefeito Abílio Júnior que atenda à indicação da vereadora Maysa Leão, que propõe a alteração no credenciamento de pessoas com deficiência (PCD) para a obtenção do cartão de estacionamento da Semob. A medida visa ampliar o acesso e garantir que todas as pessoas com deficiência sejam devidamente contempladas.
“Quero pedir ao prefeito que faça essa mudança para garantir o direito ao estacionamento para todas as pessoas com deficiência”, destacou Leonardo.
A vereadora Maysa Leão, que&nbsp tem se destacado na luta pela inclusão e defesa dos direitos das pessoas com deficiência, reforçou a necessidade de transformar discursos em ações concretas.
“Em 2025, ainda precisamos lutar pelo reconhecimento e respeito aos direitos das pessoas com síndrome de Down, inclusive para garantir algo tão básico quanto uma vaga de estacionamento. Para evitar que esses direitos continuem sendo negados, apresentei um projeto de lei que assegura o credenciamento para o cartão de estacionamento junto à Semob para pessoas com síndrome de Down, tornando essa medida uma realidade.”
Maysa finalizou com um apelo emocionado:
“É pela Bianca, que encantou a todos aqui no plenário, e por todas as Biancas que não têm a oportunidade de estar aqui, que reforço: a comunidade precisa de menos homenagens e mais ações concretas. Contem sempre comigo nessa luta!”

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Continue lendo

ÚLTIMOS PROGRAMAS

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS ACESSADAS