RONDONÓPOLIS

CUIABÁ

Prefeito Emanuel Pinheiro anuncia Conferência Municipal sobre o modal de transporte VLT x BRT

Publicados

em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, anunciou durante a live na terça-feira (21) a realização da Conferência Municipal sobre o o Modal de Transporte VLTxBRT para o próximo dia 7 de julho, no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios de Mato Grosso  (AMM-MT). O debate é organizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) das 8h30  até às 12h. No período vespertino,  o evento ocorrerá de 14h com o término às 18h. 

“A Conferência Municipal sobre o Modal VLT x  BRT é uma missão do secretário de Mobilidade, Juares Samaniego, que irá organizar este debate. Será um dia antes da visita da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados. Quero fazer um debate sério, respeitoso. Vai ser um debate com respeito a posição de cada um. Eu defendo VLT, mas  quem defender  BRT terá o mesmo espaço e tempo para argumentar.  Uma discussão como esta nunca foi feita. E vai ser  do mais humilde, ao empresário bem sucedido. Ninguém conhece o VLT, então iremos mostrar tudo. Como funciona o VLT?  Quantos foi gasto? A tarifa, manutenção, como vai funcionar o sistema? Como  vai ser e quanto será gasto pra concluir essa obra, o traçado que ele faria. E o mesmo será  para o BRT, demonstrar quanto foi pago, quanto mais  será gasto, quantos ônibus comprados, quanto vai custar, e é o Governo do Estado quem vai pagar? Valor do tarifa e outros. Ninguém sabe, e ficam opinando,  batendo boca, mas não conhecem as vantagens e desvantagens  tanto do  BRT, quanto do VLT”, comentou  o gestor da  Capital. 
 
Conforme Pinheiro, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado  estadual Eduardo Botelho, já confirmou presença no evento e adiantou sua defesa pelo BRT. “Ele vai falar e vai defender o BRT. Será  recebido com todo respeito do mundo, não vai  ter chilique de ninguém. É um debate técnico para os usuários que dependem de um transporte digno, com toda a garantia de segurança, respeito. muitos já confirmaram presença, e o Botelho é um  deles”, disse. 
 
Conforme o secretário de Semob, Juares Samaniego,  quase 30 entidades, associações e órgãos públicos foram convidados para a discussão. ” Alguns profissionais técnicos já declaram defesa  ao VLT, e também tem aqueles que defenderão o BRT. Queremos esclarecer o que cada um tem de bom e ruim, com dados técnicos e com exemplos”, explicou o representante da Mobilidade Urbana do município de Cuiabá. 
 
Convidados: 
 

– PODER EXECUTIVO DE CUIABÁ

Leia Também:  Cerca de 50 servidores da Prefeitura de Cuiabá responsáveis por pessoas com deficiência asseguram direito a redução de carga horária

-PODER EXECUTIVO DE VÁRZEA GRANDE

-CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ

-CÂMARA MUNICIPAL DE VÁRZEA GRANDE

-GOVERNO DO ESTADO

-ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MT

-CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DE MT (CREA)

-FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DE MATO GROSSO (FECOMÉRCIO)

-FEDERAÇÃO MATO-GROSSENSE DAS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES DE BAIRROS (FEMAB)

-ASSOCIAÇÃO DOS MATO-GROSSENSE DOS MUNICÍPIOS (AMM)

-JEAN PEJO – EX-SECRETÁRIO DA SECRETÁRIA NACIONAL DE MOBILIDADE E SERVIÇOS URBANOS (SEMOB) / SECRETÁRIO GERAL DA ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE FERROVIAS (ALAF)

-JOSÉ PICOLLI NETO – DIRETOR DE IMPLANTAÇÃO E PLANEJAMENTO – VLT RIO DE JANEIRO

-MÁSSIMO GIAVINA – VICE-PRESIDENTE DO SINDICATO INTERESTADUAL DA INDÚSTRIA DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS FERROVIÁRIOS E RODOVIÁRIOS (SIMEFRE) – (ONLINE)

-VICENTE ABATE – PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA FERROVIÁRIA (ABIFER)

-SILVIA CRISTINA SILVA – PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS E ARQUITETOS DE METRÔ (AEAMESP)

-UBIRATAN ALVES DE FREITAS – GERÊNCIA EXECUTIVA DE GOVERNO (GIGOV) DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

-RAFAEL DETONI MORAES – SECRETÁRIO ADJUNTO DE GESTÃO E PLANEJAMENTO METROPOLITANO (SINFRA)

Leia Também:  Diretoria de Bem-Estar Animal fecha primeiro semestre de 2022 com mais de 600 atendimentos prestados

-CONSÓRCIO CONSTRUTOR BRT CUIABÁ – VENCEDOR DA LICITAÇÃO DO BRT

-CREA

-CAU

-UFMT

-IFMT

-FIEMT

-SINDUSCON

-CDL

-FECOMÉRCIO

-UCAMB

-FEMAB

-OAB

-UNIVAG

-UNIC

-MPE

-MPF

 
 
 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Prefeito Emanuel Pinheiro lança o Alvará Automático de Obras e cita revolução digital

Publicados

em

O prefeito Emanuel Pinheiro realizou, na manhã desta terça-feira (5), o lançamento oficial do Alvará Automático de Obras, no plenário da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio). O portal já encontra-se em atividade no município (confira aqui), atendendo a três tipos de empreendimentos. 

Administrado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), com auxílio das Pastas da Fazenda e Ordem Pública, a nova ferramenta digital engloba a modernização que vem sendo promovida pela administração atual nos últimos cinco anos, por meio da simplificação dos processos, garantindo a eficiência e celeridade na administração pública municipal. 

Os imóveis contemplados são: a construção residencial unifamiliar com área construída de até 750 m²;  construção comercial, com  categoria de uso compatível com área de construção até 500 m² e a residencial multifamiliar com até cinco (5) unidades autônomas.

Durante o evento, o prefeito enfatizou que sua gestão tem como premissa, transformar a Prefeitura de Cuiabá em um potente agente facilitador diante das demandas populares, por meio da concessão de melhores condições de trabalho aos servidores no desempenho de suas funções, respectivamente, potencializando a prestação de serviços eficientes à população. 

Leia Também:  Defesa Civil alerta sobre proibição de queimadas em áreas urbanas e rurais do município

“Anteriormente, Cuiabá foi vista como atrasada, e isso é algo que sempre me intrigou. O desejo sempre foi o de ter uma capital competitiva, com economia pujante, norteada de oportunidades, facilitando, principalmente, a vida daqueles que aqui desejam empreender na construção de civil. Uma longa espera por um simples alvará é coisa do passado. A revolução digital começa a dar condições para que os grandes investimentos aqui se perpetuem, convertendo a cidade em uma terra de oportunidades e a Prefeitura de Cuiabá é parceira daqueles que desejam crescer e somar com a nossa gente”, destacou.

O titular da SMADESS, Renivaldo Nascimento, afirmou que a plataforma representa a chegada de uma nova era para o ramo imobiliário local, proporcionando além da rentabilidade econômica, melhorias nas perspectivas sociais presentes e futuras. 

“É um programa de poder multiplicativo. Eu como gestor me sinto honrado em participar de mais esse avanço, construído a várias mãos e que vai fazer a diferença no dia a dia de seus usuários, otimizando tempo e recursos”, acrescentou. 

O presidente do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais, Comerciais e Condomínios do Estado (Secovi/MT), Marco Pessoz, salientou que agora, a capital pertence ao grupo minoritário do país.

Leia Também:  Relator pretende ler hoje parecer sobre PEC do Estado de Emergência

“Isso faz com que Cuiabá se destaque ainda mais. Agradeço ao prefeito por essa conquista desejada há tantos anos, facilitando as negociações e trazendo soluções para os acordos comerciais”, disse. 

O presidente da Fecomércio, José Wenceslau, pontuou os impactos positivos na cadeia produtiva de geração de emprego e renda. “Mais uma vez, o nosso prefeito Emanuel Pinheiro, inovando em favor da nossa população, ajudando o comércio e os trabalhadores, bem como toda a cidade, de modo geral”, concluiu. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA