RONDONÓPOLIS

CUIABÁ

Maysa Leão abre Tribuna Livre para discutir os direitos das pessoas com síndrome de Down

Publicados

em

20/03/2025
Maysa Leão abre Tribuna Livre para discutir os direitos das pessoas com síndrome de Down

Da Assessoria – Vereadora Maysa Leão

Em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, a Câmara Municipal de Cuiabá recebeu, nesta quinta-feira (20), um importante debate sobre os direitos e desafios enfrentados por pessoas com síndrome de Down. A iniciativa foi promovida pela vereadora Maysa Leão, defensora ativa da inclusão e acessibilidade no município.
A Tribuna Livre foi concedida a Leonardo Guimarães Zara, voluntário da Apae de Cuiabá desde 2015 e pai da pequena Bianca, que nasceu com síndrome de Down. Leonardo compartilhou sua trajetória, destacando as dificuldades enfrentadas desde o nascimento da filha, como a falta de informação e suporte adequado para garantir os cuidados necessários.
“Como pai, pedi a Deus que minha filha fosse uma criança típica, mas, se fosse para ter uma síndrome, que fosse a síndrome de Down, porque ao menos eu conhecia. A luta começou na falta de informações, direcionamento e assistência social”, relatou Leonardo.
Ele reforçou a urgência de políticas públicas que garantam terapias adequadas, suporte social e acessibilidade, além de abordar os impactos psicológicos enfrentados pelas famílias desde o diagnóstico.
“É fundamental que as políticas públicas sejam efetivas e incluam não apenas as pessoas com deficiência, mas também suas famílias, garantindo direitos básicos como acesso a serviços essenciais e mais inclusão na sociedade.”
Leonardo também aproveitou a oportunidade para solicitar ao prefeito Abílio Júnior que atenda à indicação da vereadora Maysa Leão, que propõe a alteração no credenciamento de pessoas com deficiência (PCD) para a obtenção do cartão de estacionamento da Semob. A medida visa ampliar o acesso e garantir que todas as pessoas com deficiência sejam devidamente contempladas.
“Quero pedir ao prefeito que faça essa mudança para garantir o direito ao estacionamento para todas as pessoas com deficiência”, destacou Leonardo.
A vereadora Maysa Leão, que&nbsp tem se destacado na luta pela inclusão e defesa dos direitos das pessoas com deficiência, reforçou a necessidade de transformar discursos em ações concretas.
“Em 2025, ainda precisamos lutar pelo reconhecimento e respeito aos direitos das pessoas com síndrome de Down, inclusive para garantir algo tão básico quanto uma vaga de estacionamento. Para evitar que esses direitos continuem sendo negados, apresentei um projeto de lei que assegura o credenciamento para o cartão de estacionamento junto à Semob para pessoas com síndrome de Down, tornando essa medida uma realidade.”
Maysa finalizou com um apelo emocionado:
“É pela Bianca, que encantou a todos aqui no plenário, e por todas as Biancas que não têm a oportunidade de estar aqui, que reforço: a comunidade precisa de menos homenagens e mais ações concretas. Contem sempre comigo nessa luta!”

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Propaganda
Clique para comentar
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

CUIABÁ

Prefeitura realiza operação tapa-buraco em treze pontos da cidade nesta quarta-feira

Publicados

em

Com o objetivo de melhorar as condições de tráfego e garantir mais segurança aos motoristas e pedestres, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, realiza nesta quarta-feira (23) a operação tapa-buraco em treze localidades da capital. As equipes atuam simultaneamente nos bairros Pascoal Ramos, Jardim Imperial, Jardim Gramado, Terra Nova, Pedregal, Primeiro de Março, Tijucal, CPA II, CPA III, Jardim Petrópolis, Nico Baracat, Parque Cuiabá e Sol Nascente.

Para preservar a segurança de quem circula pelas áreas em manutenção, os trechos recebem sinalização preventiva e são isolados com fitas zebradas. Quando há necessidade de bloqueio total das vias, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) é acionada para coordenar rotas alternativas e minimizar transtornos no trânsito local.

Conforme o secretário de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira, o trabalho é resultado de um planejamento estratégico que busca atender as regiões mais críticas da cidade. “Temos uma equipe técnica comprometida que faz o levantamento diário das necessidades e cruza essas informações com as demandas que recebemos da população. A operação tapa-buraco é fundamental para garantir a trafegabilidade e a segurança viária em todos os bairros”, destacou o secretário.

As ações seguem um rigoroso processo técnico. A primeira etapa consiste na retirada da umidade dos buracos, comum especialmente em períodos chuvosos, utilizando um motojato. Em locais onde há acúmulo de detritos, retroescavadeiras auxiliam na limpeza. Depois, é aplicada uma camada de brita fina, seguida pelo asfalto quente, que passa por compactação e nivelamento com rastelamento, assegurando durabilidade e acabamento adequado.

De acordo com a Secretaria de Obras, os pontos atendidos são definidos com base em um levantamento técnico aliado às solicitações mais urgentes feitas pela própria população. Os pedidos podem ser registrados por meio do canal ZapObras, disponível via WhatsApp, no número (65) 9 9216-0484.

A operação tapa-buraco é uma das principais frentes de manutenção da malha viária de Cuiabá e segue um planejamento contínuo para atender todas as regiões da cidade, conforme a demanda e a prioridade técnica identificada.

#PraCegoVer

A imagem mostra trabalhadores da Secretaria Municipal de Obras Públicas realizando o serviço de tapa-buraco no bairro CPA II.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

ÚLTIMOS PROGRAMAS

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS ACESSADAS