RONDONÓPOLIS

CUIABÁ

Junta de Serviço Militar convoca jovens de 18 anos para alistamento obrigatório

Publicados

em


Marcos Vergueiro

Clique para ampliar

A Junta de Serviço Militar de Cuiabá deu início a convocação de jovens do sexo masculino que completaram ou irão completar 18 anos, em 2022 (nascidos em 2004), para se apresentarem ao Alistamento Militar Obrigatório do Exército, Marinha ou Aeronáutica. O alistamento pode ser feito pela internet ou presencialmente até 30 de junho. 

O alistamento deve ser feito na Junta de Serviço Militar (JSM), que no caso de Cuiabá está funcionando na sede da Defesa Civil Municipal, na Rua Carlos Gomes, n° 168, bairro Araés.

Para o ato, é preciso comparecer à Junta de Serviço Militar munido de CPF, RG original e comprovante de endereço, ou pelo site www.alistamento.eb.mil.br. Mães que tenham filhos especiais, também devem levar seus filhos para o alistamento.

A secretária-geral da Junta de Serviço Militar, Elaine Leão Neves, explica que a expectativa é alistar entre 7 a 8  mil jovens apenas na Capital. Em 2021  foram mais de 6 mil. “Após o alistamento,serão realizados os testes de seleção, quando são escolhidos os jovens que serão incorporados ou matriculados ao Serviço Militar”, disse.

Leia Também:  Prefeito convoca reunião de comitê para análise de relatório do Programa PPP do Mercado Municipal

Em Cuiabá, são aproximadamente 800 vagas, 15% do total de alistamento. Os jovens selecionados serão encaminhados para uma das unidades do Exército Brasileiro na capital: 44º Batalhão de Infantaria Motorizada, 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, 9º BEC (Batalhão de Engenharia de Construção) e o NPOR (Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva). Os selecionados servirão o Exército no ano de 2021. Os não selecionados recebem o certificado de dispensa de incorporação.

O alistando tem o direito do abono das faltas em virtude do comparecimento à Junta de Serviço Militar (JSM). Para tanto, os interessados devem solicitar ao responsável da Seção de Serviço Militar uma declaração/atestado de comparecimento.

Por ser um serviço obrigatório, o jovem que não fizer o alistamento sofre uma série de restrições e ficará impedido de realizar concurso público, não poderá obter título eleitoral, tirar passaporte ou ser matriculado em universidade pública.

Junta de Serviço Militar de Cuiabá

A JSM é um órgão da Prefeitura Municipal, mas atua sob a orientação técnica do Exército. O prefeito da capital, Emanuel Pinheiro, é o presidente da Junta de Cuiabá. É responsabilidade da Prefeitura a instalação, manutenção e funcionamento da JSM. O prefeito nomeia um servidor municipal, de reconhecida idoneidade moral, para ser o secretário e principal executivo da Junta. A Junta Militar de Cuiabá é uma das mais antigas do estado, funciona em parceria com o Exército Brasileiro e é ligada à 9ª Região Militar do Comando Oeste.

Leia Também:  Serviço de vistoria veicular é ampliado em Mato Grosso

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Prefeito convoca reunião de comitê para análise de relatório do Programa PPP do Mercado Municipal

Publicados

em


Luiz Alves

Clique para ampliar

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, que preside o Comitê Gestor do Programa Parcerias Público-Privadas convocou reunião da comissão formada por profissionais das secretarias de Gestão e Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, além da Procuradoria Geral do Município (PGM), para análise e aprovação dos relatórios técnicos para a estruturação do projeto de parceria público-privada de requalificação urbana do Centro da Cidade de Cuiabá e revitalização do Mercado Municipal. A reunião será realizada no salão nobre do Palácio Alencastro, a partir das 8h30. 

O projeto prevê a requalificação do Centro Histórico de Cuiabá e a revitalização do Mercado Miguel Sutil, mais conhecido como Mercado Municipal, localizado na Avenida Isaac Póvoas, no Centro Histórico da Capital. 

Serão construídas 586 vagas para carros e 20 para motos, o estacionamento ficará no 4º pavimento e contará com sensores para identificação do status da vaga e software compra recarga de créditos; recarga de créditos através do parquímetro e fiscalização dos serviços através de OCR. Ao todo, o futuro Mercado Municipal terá quatro pavimentos, divididos por setores para um melhor ordenamento dos ambientes. 

Leia Também:  Gestão Emanuel Pinheiro constrói 30 travessias de concreto em 2021; meta é substituir 80% das pontes de madeira até 2024

Após a reunião, o projeto deve ser encaminhado para o processo de certame licitatório. “Trabalhamos cumprindo os prazos legais estabelecidos. A entrega desse novo espaço, a reconstrução do Mercado Municipal, é um compromisso que tenho com a população cuiabana. Será mais uma entrega que irá fomentar o potencial de nossa amada capital”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA