RONDONÓPOLIS

CUIABÁ

Cavalgada e tropeirismo se tornam patrimônio cultural e histórico de Cuiabá

Publicados

em


Secom CMC

Outras tradições ao meio rural também estão na lista
Cavalgadas, tropeirismo e demais tradições culturais ligadas ao meio rural se tornaram patrimônio histórico e cultural de natureza imaterial de Cuiabá. A medida está prevista na Lei 6.744/2022. A proposta é de autoria do vereador Dídimo Vovô (PSB) e aprovada na Câmara Municipal.
No decorrer dos artigos são listados os diversos costumes que englobam a propositura. Sendo eles, os carros de boi, as apresentações de resgate cultural, os bois de celas e búfalos, bem como muladeiros e os tropeiros. Também inclui as tradições esportivas envolvendo animais.
Ainda acrescenta a oficialização do tradicional desfile dos boiadeiros do Pedra 90, que integra os festejos culturais.
Para garantir a segurança dos animais, a Lei declara que nas festas e ações culturais não podem em momento algum “ser acometido por abuso-o, maus-tratos, ferimentos e mutilações contra os animais em sua participação ou preparação deste para apresentação, não importando a sua espécie”.&nbsp
Exigem também declaração de médico veterinário, carteira de vacinação, bem como equipamentos e acessórios voltados ao seu bem-estar e proteção durante as ocasiões. Como a cada 500 metros do desfile, deverão ter postos de atendimento e cuidados com os animais, onde qualquer sinal de cansaço e esforço desnecessário será recolhido para primeiros-socorros.
“Os veículos participantes dos festejos não poderão comprometer a segurança do trânsito, devendo respeitar as legislações municipais relacionadas ao tema”, destaca o artigo quarto.

Secom Câmara

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Operação da Polícia Militar intensifica policiamento nas ruas de Cuiabá
Propaganda

CUIABÁ

Sugestão de Pauta: Prefeito Emanuel Pinheiro recebe Simone Tebet nesta segunda-feira (23), às 10h30, no Palácio Alencastro

Publicados

em

O prefeito Emanuel Pinheiro recebe nesta segunda-feira (23), no Salao Nobre às 10h30, a senadora de Mato Grosso do Sul, Simone Tebet (MDB). Ela virá a capital para uma  visita de cortesia e conhecer os projetos e ações desenvolvidos na capital pela gestão Emanuel Pinheiro que potecializam a economia e o desenvolvimento da capital mato-grossense.

Serviço:

O que: Visita da senadora Simone Tebet

Onde: Salão Nobre do Palácio Alencastro  

Data: 23/05/2022- Segunda-feira 

Horário: 10h30

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Concorrência maior será nas regionais de Cuiabá e São Félix do Araguaia
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA