RONDONÓPOLIS

CUIABÁ

Assistência Social chama atenção da sociedade para denunciar casos de abusos contra crianças e adolescentes

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, realizou na manhã desta quarta-feira (18), ações de mobilização popular como forma de chamar atenção sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Durante toda a manhã, diversas equipes percorreram avenidas de grande movimentação e realizaram a entrega de panfletos e mudas de árvores frutíferas. A  ação integra o ‘Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’, celebrado em 18 de maio.

A maior preocupação é fomentar o auxílio da população para denunciar as situações e reiterar a iniciativa realizada pela rede de atendimento para denunciar ou pedir apoio.

“É justamente esse o objetivo dessa ação de mobilização,  realizada em diferentes pontos da capital, convidar a população para essa rede de luta e combate. A gestão Emanuel Pinheiro trabalha pautada na humanização dos serviços, por isso,   estamos focados na prevenção. Com a sociedade informada, as denúncias acontecem e a nossa equipe pode trabalhar para oferecer todo apoio necessário”, declarou a secretária-adjunta de Assistência Social, Clausi Barbosa.

Dados dos conselhos tutelares apontam que nos últimos dois anos e, de janeiro a abril de 2022,  foram registrados cerca de 150 atendimentos relacionados a casos dessa natureza.

Cuiabá conta atualmente 14 (quatorze) unidades dos Centros de Referência de Assistência Social- Cras que trabalham como núcleo de apoio às famílias. 

“Uma criança mais triste, com mudanças repentinas de comportamento, calada, são indicativos de casos de abusos. Então, é necessário estarmos atentos. A sociedade pode procurar nossos serviços”, destacou a coordenadora técnica de Gestão e Políticas Sociais, Failse Cidele.

Ele pondera que o objetivo é o de  que as pessoas compreendam a importância da denúncia. “Os que não quiserem ser identificados, liguem  anonimamente para o Conselho Tutelar, à Polícia Civil, ou procure algum órgão da rede de proteção, como o Cras, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e a Secretaria de Assistência social e denuncie”, ressaltou o coordenador dos Conselhos Tutelares de Cuiabá, Oilson de Souza Júnior.

A ação de conscientização para o combate aos crimes como o abuso e a exploração infanto-juvenil vem sendo realizada durante todo o mês de maio com atividades de mobilização popular nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social- Cras, Centros de Referência Especializado em Assistência Social – Creas e Unidades de Acolhimento para Adultos.

O dia 18 de maio reforça o trabalho realizado pela Assistência Social durante o ano todo, através dos Cras, Creas e Conselhos Tutelares, com objetivo de massificar a informação de que abuso sexual contra a criança e ao adolescente é crime grave e está sendo vigiado pelos órgãos de controle do Município.

“A sua atitude pode ajudar a mudar os índices de violência contra crianças e adolescentes. Faça Boito. Seja parceiro da Prefeitura de Cuiabá. Procurem nossa rede de atendimento”, finalizou a secretária-adjunta. 

 

 

 

Propaganda

CUIABÁ

Primeira-dama anuncia novo espaço da Mulher e proposta passa a ser novamente modelo para lei nacional

Publicados

em

A primeira-dama Márcia Pinheiro anunciou, nesta segunda-feira (15), durante a audiência pública sobre misoginia, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a segunda unidade do Espaço de Acolhimento da Mulher que será instalada na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro Verdão.

A proposta é a mesma da unidade do Hospital Municipal de Cuiabá, que foi a primeira do país dentro de uma unidade de saúde e que serviu de referência para o Projeto de Lei 221/23 prevê que os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), que atendam mulheres vítimas de violência doméstica, tenham salas de acolhimento para o atendimento exclusivo e especializado.

Segundo a primeira-dama, o espaço tem por objetivo suprir a ausência de leis que tratam da violência contra a mulher e não resguardam a privacidade da vítima nos serviços de saúde.

“A mulher já chega violentada, fisicamente e mais ainda psicologicamente e precisa enfrentar toda a exposição de vergonha, medo e insegurança. A Maria da Penha nos contou, na época, sobre como é ter essa experiência e como era necessário um espaço nesse sentido. E hoje Cuiabá anuncia sua segunda unidade e a proposta passará a ser lei em todo o território nacional”, externou, orgulhosamente.

De acordo com o projeto aprovado na Câmara dos Deputados, o atendimento nessas salas deverá ser realizado preferencialmente por profissionais capacitados para abordagens humanizadas, e a mulher deverá ter garantia de privacidade.

A capital oferece atendimentos nas áreas médica especializada, psicologia, psiquiatria, além dos suportes jurídico e social. São em torno de 20 mil atendimentos, em quatro anos, e alcance de mais de 1,7 mil mulheres.

“Cuiabá novamente é pioneira nas políticas públicas para mulheres e tem cada vez mais se tornado referência nacional, tendo suas ações como modelo para projetos de lei para todo o país”, elencou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

ÚLTIMOS PROGRAMAS

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS ACESSADAS