CARROS E MOTOS
Veja 5 formas de reutilização dos pneus após o fim da sua vida útil

De acordo com a Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) o Brasil é atualmente o 7º maior produtor de pneus para carros de passeio no mundo, com uma produção que no ano passado ultrapassou a marca de 41 milhões de unidades.
Com todo esse volume de pneus produzidos, é importante que os pneumáticos que já ultrapassaram a sua vida útil tenham uma destinação correta. Segundo a Anip, só no ano passado, 470 mil toneladas foram coletadas e destinadas de uma forma ambientalmente adequada.
A lista de aplicações para os pneus usados vai desde a reciclagem dos seus componentes até o seu uso como combustível alternativo na indústria. Confira alguns desses usos a seguir.
1 – Indústria cimenteira
Os pneus usados são utilizados na indústria de cimento como combustivel para fornos, em substituição ao coque de petróleo.
Além do fator sustentabilidade, os pneus são mais “limpos” do que o combustível original desses fornos, já que possuem um nível de enxofre menor.
2 – Pisos e tapetes
A borracha proveniente dos pneus pode ser aproveitada em outros produtos feitos com o mesmo material.
Essa lista inclui desde acessórios automotivos, como tapetes , até pisos emborrachados para áreas industriais e quadras poliesportivas.
3 – Calçados

De acordo com a Anip, os pneus não radiais — mais comuns em veículos comerciais atualmente — podem ser cortados em láminas para reaproveitamento do seu material.
Essas lâminas servem de matéria-prima para a fabricação de produtos como percintas, solas de calçados e dutos de águas pluviais.
4 – Siderurgia

Além da borracha, o aço presente na carcaça dos pneus usados também pode ser reaproveitado como matéria-prima.
Esse material é obtido no processo de trituração dos pneus e é enviado para siderúrgicas, onde é beneficiado para ser empregado em novas aplicações.
5 – Asfalto

A borracha dos pneus é um dos componentes principais do chamado ” asfalto ecológico “, material que é produzido a partir da adição do pó extraído dos pneus ao ligante asfáltico.
Esse material com os restos de pneus é mais resistente e durável que o asfalto tradicional, além de reduzir o risco de derrapagens e o nível de ruído de rodagem.


CARROS E MOTOS
México anuncia plano para que a Ford aumente investimentos no país


O Ministério da Economia do México anuncia que tem planos para que a Ford aumente seus investimentos no país, duas semanas após o fechamento de duas fábricas no Brasil, em Camaçari (BA) e Taubaté (SP). Segundo a líder da pasta, Tatiana Clouthier, o governo mexicano está trabalhando em conjunto com a fabricante para que sua produção seja otimizada.
A Ford tem cinco fábricas no México, onde são produzidos os modelos Bronco Sport , Mustang Mach-E e o futuro Maverick , além de suas transmissões e motores. Conforme apurado pelo site Argentina Autoblog, a próxima geração do EcoSport – que já estava em desenvolvimento em Camaçari – deverá se tornar um modelo global, e o México é forte candidato a receber sua produção com incentivos governamentais.
A indústria automotiva é uma das principais atividades do México, representando um terço do PIB da região. Ao longo de 2020, o governo mexicano traçou estratégias e estímulos para que mais fabricantes instalem suas linhas de montagens no país.
Este é o caso da Mercedes-Benz , que também fechou uma fábrica no Brasil em dezembro – o Complexo Industrial de Iracemápolis (SP) – e tem interesse em produzir seus veículos na fábrica mexicana da Nissan, em Aguascalientes, segundo a apuração do portal alemão Handelsblatt.
-
POLÍTICA NACIONAL5 meses atrás
Ampliação da dispensa de licitação durante pandemia é aprovada no Senado
-
POLÍTICA RONDONÓPOLIS5 meses atrás
Confira o resultado da Enquete com os pré-candidatos a prefeito de Rondonópolis
-
MATO GROSSO5 meses atrás
Reeducandos vão atuar no combate a queimadas urbanas em Poconé
-
POLICIAL4 meses atrás
DOAÇÃO DE SANGUE
-
RONDONÓPOLIS5 meses atrás
Temperatura cai e deve chegar a 4° C em Rondonópolis
-
AGRONEGÓCIO4 meses atrás
InovaAvi está chegando
-
AGRONEGÓCIO4 meses atrás
Reforma Tributária
-
AGRONEGÓCIO3 meses atrás
Nota de Pesar