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Stellantis revela o novo C3 que será lançado no Brasil em 2022

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Citroën C3 2022: o hatch virou SUV para tentar a ajudar a marca francesa se reerguer no Brasil a partir do ano que vem
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Citroën C3 2022: o hatch virou SUV para tentar a ajudar a marca francesa se reerguer no Brasil a partir do ano que vem

A Citroën apresenta mundialmente o novo C3 . Será o novo modelo de entrada da marca francesa e ficará abaixo do C4 Cactus e primeiro carro a usar a plataforma modular CMP feita em Porto Real (RJ), onde será fabricado.

O projeto batizado de CC21 c onta com um desenho de linhas fluidas semelhantes aos do modelo maior C4 europeu e dita a nova assinatura identificando os seus produtos.

A ideia como a Citroën faz questão de frisar é que o novo C3 veio para suprir uma necessidade, principalmente do mercado sul-americano como Argentina e Brasil. Para isso a altura do solo foi aumentada para aguentar as ruas esburacadas, além da revisão do conjunto da suspensão.

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O espaço interno foi outra das melhorias encontradas no novo carro, até para pessoas mais altas com 1,90 m. A base do novo C3 será usada para a fabricação do Peugeot 1008 , que também vai ser vendido no Brasil, até 2025. 

Esteticamente, o conjunto óptico de faróis duplos, com um filete de LED na parte superior que dá continuidade as linhas cromadas e formam o logo da empresa dão um estilo mais agressivo à nova identidade da marca francesa. Na parte interna, há central multimídia de 10”, com espelhamento para smartphones ( Apple CarPlay e Android Auto ).

Na parte mecânica, o C3 2022  usará o motor 1.6  flex que rende 118 cv de potência e 15,4 kgfm de torque , acoplado a um câmbio automático de seis velocidades e em seguida deve chegar a opção 1.0 GSE turbo , da Stellantis.

O novo Citroën C3 será fabricado no Brasil em 2022 e deverá ser lançado depois em países como Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai, Peru e Equador. O modelo será oferecido com treze opções de customização disponíveis na América do Sul, incluindo modelos de cor única e com opção de duas cores (carroceria de uma cor e teto de outra). 

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Fonte: IG CARROS

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Jeep Compass Sport: como é a versão básica do SUV campeão de vendas

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Jeep Compass Sport tem rodas de 19
Carlos Guimarães/iG Carros

Jeep Compass Sport tem rodas de 19″, mas sem acabamento diamantado entre as diferenças para as versões mais equipadas

Tal como o Atlético Mineiro no Brasileirão, o Jeep Compass se isolou na liderança do segmento de SUVs médios. Entre janeiro e setembro de 2021, em plena falta de microchips semicondutores, o modelo emplacou 52 mil unidades, superando o segundo colocado, o Toyota Corolla Cross, por uma margem de 29 mil emplacamentos.

O que explica o sucesso? Bom, podemos resumir em três tópicos: A visão além do alcance do mercado, a criação de um objeto de desejo para a ‘nova classe média’ e a mudança de visual e mecânica na hora certa.

Os três pilares

Enquanto todas as outras fabricantes ainda focavam no desenvolvimento de SUVs compactos, como Nissan Kicks , Peugeot 2008 e Honda HR-V , a Jeep observou a possibilidade de lançar um modelo mais caro que o Renegade. Ele ainda deveria ser um modelo de volume, para ocupar as primeiras colocações da categoria.

Dito e feito! Logo que foi lançado, o Jeep Compass se destacou no mercado. Se você mora em um dos grandes centros urbanos, será praticamente impossível virar uma ou duas esquinas sem dar de frente com o SUV médio da Jeep. Ele imediatamente se tornou objeto de desejo para o público que considerava os SUVs compactos ‘pequenos demais’.

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Em seguida, a Jeep acertou no ‘timing’ na hora de revitalizar o Compass . Sabendo que a Volkswagen teria o Taos e que a Toyota apostaria pesado no sobrenome forte do Corolla Cross , a Stellantis deixou para reestilizá-lo no mesmo período. A grande sacada é que o Compass recebeu interior totalmente remodelado e uma nova opção de mecânica para os exigentes compradores de SUVs médios. 

Um novo Compass

Por fora, a mudança mais expressiva do Compass Sport é dos faróis dianteiros, que estão mais estreitos para dar um ‘rosto’ mais agressivo ao Compass. O parachoque também foi remodelado, ganhando apliques cromados que valorizam sua robustez. 

No habitáculo, as mudanças no Compass são mais evidentes do que por fora e incluem nova central multimídia com tela de até 10,1 polegadas, cluster parcialmente digital e configurável, novos porta-objetos (juntos chegam a 30 litros de capacidade),, novo volante multifuncional, entre outros itens, como os novos tipos de entradas USB (A e C).

O Compass tem 4,42 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,64 m de altura e 2,64 m de entre-eixos. Há espaço suficiente para quatro adultos e uma criança viajarem com conforto, ainda que o centro do banco traseiro seja uma posição ingrata. O porta-malas tem 410 litros, capacidade inferior na comparação com o Corolla Cross , que tem 440 litros.

Novo motor turbo

O motor 1.3 turboflex da Stellantis desenvolve 185 cv e 27,5 kgfm de torque a 1.750 rpm, com câmbio automático de seis marchas (conversor de torque). Na cidade, pisando de leve no acelerador, o câmbio do Jeep Compass é recatado e suave. As trocas de marcha ocorrem no tempo certo, sempre privilegiando rotações mais baixas para melhorar o consumo de combustível.

Não à toa, segundo o Inmetro, o Compass pode marcar até 10,5 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada quando abastecido com gasolina. No etanol, os números poderiam ser melhores: 7,3 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada.

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Na estrada, a história é um pouco diferente. A caixa de seis marchas parece indecisa sobre quando aumentar ou reduzir a marcha. Para mitigar este comportamento, basta dirigir com mais suavidade. Ou adotar o modo sequencial, com trocas com toques para frente ou para trás na alavanca.

Pacote de equipamentos

Interior do Jeep Compass Sport traz cluster parcialmente digital e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay
Divulgação

Interior do Jeep Compass Sport traz cluster parcialmente digital e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay

A versão de entrada do Compass  vem bem equipada. O pacote Sport traz seis airbags (frontais, laterais e cortina), faróis com DRL, câmera traseira para manobras, assistente de partida em rampa e monitoramento de pressão dos pneus.

Ar-condicionado digital de duas zonas é item de série, assim como a chave presencial com sistema start-stop. A central multimídia tem boa resolução e a conectividade sem fio com o Apple CarPlay funciona sem grandes problemas.

Segue o líder

O Jeep Compass Sport parte de R$ 157.047 com o novo motor 1.3 turbo. Ainda que as mudanças do visual sejam discretas, acentuaram seu visual agressivo e a robustez. Já a nova mecânica caiu como uma luva no SUV – como se ele tivesse sido lançado assim em 2017, sem precisar de grandes adaptações.

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Por este valor, você também vai querer dar uma olhada no Toyota Corolla Cross na versão XR (R$ 155.590) e no Volkswagen Taos , em sua versão Comfortline (R$ 162.090). Se você quer saber como o Jeep Compass se comporta contra o Ford Bronco Sport, confira o nosso comparativo .

Jeep Compass Sport T270 turboflex

Ficha Técnica

Preço: a partir de R$ 157.047

Motor: 1.3.0, quatro cilindros, turboflex

Potência: 185 cv (E) e 180 cv (G) a 5.750 rpm

Torque: 27,5 kgfm a 1.750 rpm

Transmissão: Automático, 6 marchas, tração dianteira

Suspensão:Independente (dianteira) e (traseira)

Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Pneus: 235/45 R19

Dimensões:  4,42 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,64 m de altura e 2,64 m (entre-eixos

Tanque: 60 litros

Consumo: 10,2 km/l (cidade) /11,7 km/l (estrada) com gasolina e 7,2 km/l e 8,3 km/l com etanol, respectivamente

Fonte: IG CARROS

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