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Lamborghini terá supercarro híbrido nas 24 Horas de Le Mans em 2024

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Lamborghini poderá disputar as 24 Horas de Le Mans em 2024
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Lamborghini poderá disputar as 24 Horas de Le Mans em 2024

A divisão de competição da Lamborghini, a Squadra Corse, anuncia que em 2024 irá participar do Campeonato Mundial de Endurance – provas de longa duração – e também no campeonato norte-americano, o IMSA.

Um esboço de um veículo de competição também foi mostrado, e pode ser como a Lamborghini pensa seu futuro competidor pelas 24 Horas de Le Mans.

Com um visual bastante agressivo, a ilustração mostra um veículo com elementos de outros modelos da Lamborghini , como o formato parecido com o Essenza SCV12 (feito exclusivamente para as pistas) e com o elemento óptico trazido do Sián.

A tendência é que o modelo tenha um visual ainda mais agressivo na versão final, quando irá receber todos os apêndices aerodinâmicos necessários para competir.

O veículo irá participar da categoria LMDh, e por conta do novo regulamento conjunto entre IMSA e WEC , poderá disputar os dois campeonatos.

Por ordem de regulamento, a motorização será híbrida , com as fabricantes escolhendo o formato e capacidade do motor, mas não podendo passar de 670 cv, já com o motor elétrico .

A Lamborghini ficará a cargo da fabricação do motor e adaptação do chassis à sua linguagem visual. Por regra e redução de custos, os competidores na LMDh compram a parte estrutural dos carros de corrida de quatro empresas, e rumores dizem que a Lamborghini terá apoio da Ligier .

Stephan Winkelmann, CEO da Lamborghini comentou o anúncio: “Essa aproximação com o ápice da competição de resistência é um marco histórico na Lamborghini. Vamos nos provar contra os melhores, nas pistas mais desafiadoras do mundo.” Declarou Winkelmann.

A entrada na categoria faz sentido para a Lamborghini , já que planeja que em 2024 todos seus modelos tenham algum tipo de motorização híbrida .

“Esse movimento dá ainda mais visibilidade para o nosso programa de competições, que já é um sucesso, e ainda nos permite testar tecnologias . Nossos protótipos LMDh serão nossos mais sofisticados laboratórios, mas em quatro rodas”, completou o executivo.

Desde 2015, o programa Lamborghini Squadra Corse já venceu mais de 40 campeonatos pelo mundo e agora irá competir pela vitória geral em provas tradicionais como às 24 Horas de Le Mans e 12H de Sebring, mas os veículos Supertrofeo e GT3 seguirão sendo desenvolvidos e competindo simultaneamente.

Entrando na competição em 2024, a Lamborghini irá enfrentar marcas como Acura , BMW , Cadillac , Alpine , Toyota , Peugeot e Ferrari , além das “irmãs” de Grupo Volkswagen: Porsche e Audi .

Fonte: IG CARROS

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Fomos à Serra Gaúcha conferir um Rally de motonetas clássicas

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Ainda bem cedo, os competidores se dirigem à largada. A temperatura esteve próxima do zero
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Ainda bem cedo, os competidores se dirigem à largada. A temperatura esteve próxima do zero

Neste último fim de semana fui até o Rio Grande do Sul acompanhar a terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade Histórica , promovido pela Federação Brasileira de Veículos Antigos – FBVA. A etapa chama-se Rally dos Vinhedos e é organizada pelo Veteran Car Club dos Vinhedos , sediado no município de Bento Gonçalves , na Serra Gaúcha.

Só o fato de estar em uma região tão bela, tão bem dotada pela natureza, já vale qualquer dificuldade em chegar, visto que fica no extremo sul do país, região que é bem conhecida pelas baixas temperaturas , especialmente no inverno. Mas é justamente isso que faz do lugar um destino tão desejado.

O Rally dos Vinhedos está comemorando sua décima edição, reunindo 129 veículos antigos e clássicos para um passeio cronometrado pelas estradas da região, passando por municípios como Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Pinto Bandeira e Santa Tereza. O mais interessante foi a participação de 13 intrépidos pilotos de motonetas clássicas , que enfrentaram a temperatura de quase zero grau no momento da largada.

As motonetas cruzaram alguns centros urbanos durante o percurso
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As motonetas cruzaram alguns centros urbanos durante o percurso

E mais, diferentemente dos automóveis, que têm um piloto e um navegador, que além de lhe fornecer a velocidade ideal para cada trecho também indica o caminho a ser seguido, no scooter o piloto faz sozinho todos os trabalhos.

Claro, sendo um rally de veículos antigos , essas motonetas, que atualmente são conhecidas por scooters , são de época, de um tempo quando ainda não tinham esse apelido.

Dos 13 participantes, 11 deles pilotavam Vespa nacionais dos anos 80, que eram fabricadas em Manaus, AM, pela Piaggio . Os outros dois pilotavam Lambretta Li 150 , fabricadas nos anos 60. Vespa e Lambretta eram (e são) eternos rivais nesse segmento dos veículos de duas rodas.

Um rally de regularidade , que também pode ser chamado de passeio cronometrado, avalia a capacidade do piloto em manter as médias de velocidade pré-estabelecidas, que figuram na planilha com o roteiro. Quanto mais próximo o tempo de passagem pelos vários pontos de controle distribuídos pelo percurso, menos pontos o participante perde. No final, quem perder menos pontos, de acordo com um regulamento complexo, vence a prova.

Entre as motonetas, o vencedor foi André Sain, de Bento Gonçalves, pilotando (e navegando) a Vespa PX 200 1986 de número 21. André teve 78 pontos perdidos nessa etapa.

O vencedor André Sain, com sua Vespa PX 200 1986
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O vencedor André Sain, com sua Vespa PX 200 1986

Em segundo lugar chegou Daniel Orso, também de Bento Gonçalves, com a Vespa PX 200 Elestart 1987 de número 24, com 84 pontos perdidos. Em terceiro lugar ficou Rodrigo Nenini, de Garibaldi, com a Vespa PX 200 1986 de número 22, com 123 pontos perdidos.

Fonte: Carros

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