AGRONEGÓCIO

SUÍNOS/CEPEA: Com queda no preço, competitividade da carne suína aumenta

Publicados

em


Cepea, 29/07/2021 – A competitividade da carne suína tem aumentado frente às principais concorrentes, carnes bovina e de frango, neste mês. De acordo com informações do Cepea, esse cenário está atrelado à baixa no preço médio da carcaça especial suína atacado da Grande São Paulo nesta parcial de julho frente ao mês anterior – vale lembrar que esse cenário ocorreu mesmo com a recuperação dos valores no final de julho. Como o preço da carne suína está mais próximo do valor da proteína mais “em conta”, a de frango, e está se distanciando da concorrente de maior valor, a bovina, a proteína suína teve melhora na competitividade. Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)

Fonte: CEPEA

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Custos de produção de frangos de corte e de suínos ficam mais caros em agosto
Propaganda

AGRONEGÓCIO

Webinar orienta dessecação pré-colheita em trigo

Publicados

em


A prática da dessecação do trigo é utilizada por muitos produtores na Região Sul para uniformizar a lavoura ou antecipar a colheita. No webinar “Dessecação pré-colheita em trigo” pesquisadores da Embrapa buscarão orientar os cuidados na operação para evitar perdas na produtividade da lavoura. O webinar está marcado para o dia 22/09, às 19h30, no canal da Embrapa no Youtube.

A antecipação da colheita do trigo pode ser uma prática importante em locais onde o final do ciclo da cultura do trigo sobreponha o período de instalação da cultura de verão, bem como pode ser alternativa para reduzir a germinação pré-colheita em condições de ambiente desfavoráveis ao trigo.

A uniformização da lavoura e antecipação da semeadura da soja são as principais vantagens em fazer a dessecação do trigo. Como desvantagens estão o risco de menor germinação das sementes, queda no rendimento de grãos, falhas no manejo de plantas daninhas e, principalmente, resíduos de herbicida no grão. Ainda, o trigo dessecado agrega mais custos à produção, com gasto em dessecante e operação de pulverização.

Leia Também:  Covid-19: número de casos e óbitos tem maior queda em 20021

Segundo o pesquisador da Embrapa Trigo, Leandro Vargas, o único produto registrado para dessecação do trigo hoje é glufosinato de amônia, na dose de 1,75 l/ha, que seca a lavoura lentamente sem interromper bruscamente o enchimento de grãos. “A dessecação na maturação fisiológica (momento indicado para a operação) pode antecipar a colheita em, no máximo, seis dias. Pensando em antecipar a semeadura da soja, acredito que dessecar para colher o trigo apenas seis dias mais cedo não vai trazer vantagem. Não aumenta a produção da soja e pode afetar o rendimento do trigo”, avalia Vargas.

Além do pesquisador Leandro Vargas, o webinar “Dessecação pré-colheita em trigo” vai contar com a participação do pesquisador Fernando Adegas, da Embrapa Soja, e moderação do Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Trigo, Giovani Faé.

Webinar Dessecação pré-colheita em trigo

Dia 22 de setembro de 2021 – 19h30

Canal da Embrapa no Youtube em https://www.youtube.com/embrapa

Fonte: Embrapa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA