RONDONÓPOLIS

AGRONEGÓCIO

Sistema FAEMG no Simpósio de Recursos Hídricos

Publicados

em


Segue a todo vapor a programação do XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Até a próxima sexta (26), o evento online e presencial (no Expominas, em BH) tem ainda muitas palestras, debates e diversos conteúdos sobre o uso e manejo racional da água para conter os danos provocados pelas mudanças climáticas. A abertura, realizada no último domingo (21), reuniu autoridades e lideranças de diversos setores. (Saiba mais aqui).

Sistema FAEMG|SENAR|INAES|Sindicatos é patrocinador do evento, e participa com diversas ações. Um dos destaques foi a realização de três rodas de conversa sobre temas estratégicos para os produtores rurais relacionados aos recursos hídricos:

CLIQUE AQUI E ACESSE O ÁLBUM DE FOTOS

| ESTANDE E EMPÓRIO SISTEMA FAEMG
 No estande físico do Sistema FAEMG, os visitantes interagem com um modelo de propriedade rural digital e conhecem como é feito o manejo adequado dos recursos hídricos nas atividades agrossilvipastoris, além de concorrer a brindes em um quizz temático.
 A equipe técnica está presente, oferecendo informações sobre as ações, programas e projetos desenvolvidos pelo Sistema FAEMG. E a equipe da FAEMG Digital apresenta as soluções voltadas para a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais.  
 
No já tradicional Empório Sistema FAEMG, alunos egressos dos diversos cursos e programas do Senar Minas apresentam produtos artesanais, como quitandas, café, queijos, geleias e outros.

Leia Também:  Especialistas discutem estratégia nacional de combate à degradação da terra

No estande virtual, os visitantes da plataforma têm informações sobre as ações do Sistema FAEMG, vídeos e animações exclusivas sobre o uso racional da água nas atividades agropecuárias, os cinco passos para recuperar uma nascente, links para cursos EAD gratuitos do SENAR Nacional e um quizz para testar os conhecimentos dos visitantes sobre recursos hídricos.

Acesse: www.sistemafaemg.org.br/estande

| VISIBILIDADE
 
O presidente do Sistema FAEMG, Roberto Simões destaca as ações planejadas para o evento: “Ao recebermos, em Minas Gerais, este evento de tão reconhecida importância, entendemos como oportunidade singular para que o Sistema FAEMG participe ativamente, apresentando as boas iniciativas e os casos de sucesso, que mostram como o nosso setor já tem trabalhado com muita tecnologia para conservação dos recursos naturais. E é também oportunidade para absorvermos novas ideias e experiências inovadoras para seguirmos sempre nesta tarefa de produzir alimentos com sustentabilidade”.
 A gerente de Meio Ambiente do Sistema FAEMG, Ana Paula Mello, lembra também a visibilidade que o evento proporciona à pauta de recursos hídricos: “É um dos nossos maiores eventos nacionais ligados ao uso e conservação da água. Trazemos a visão da agricultura e da pecuária, e como as tecnologias e o manejo produtivo são importantes para o produtor rural e para a manutenção dos recursos naturais, que são a base para nossas atividades produtivas”.

Leia Também:  Senar/MS oferece 340 vagas para cursos técnicos gratuitos

________________________________________
 
XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos
Até 26/11 (sexta-feira) – 8h às 19h30
Expominas – Avenida Amazonas, 6.200 – Gameleira, Belo Horizonte/MG
Inscrições: https://eventos.abrh.org.br/xxivsbrh/

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIO

Não perca o prazo: inscrições para os primeiros cursos de EAD da Embrapa Gado de Leite em 2022 terminam nesta semana

Publicados

em


Encerram-se nesta semana as inscrições para os primeiros cursos do ano na modalidade de Ensino à Distância (EAD) da Embrapa Gado de Leite. Na semana que vem, encerram-se os prazos de inscrição para outros cinco cursos (veja na tabela ao fim desta reportagem). O interessado deve ficar atento para não perder os prazos. Os cursos têm carga horária entre 30 e 40 horas, com duração média de um mês e o aluno recebe certificado ao encerramento.

As inscrições devem ser feitas no site da Embrapa (ead.cnpgl.embrapa.br) e a taxa é de R$ 39,90 por curso. Além dos temas já oferecidos, a Embrapa planeja a criação de novos cursos para o próximo ano. Dois deles, ainda sem data de realização, já estão garantidos: Controle de mastite e Planejamento e construção do centro de ordenha.

A procura por cursos no formato EAD cresceu muito com a pandemia. Em 2020, houve um aumento de 1.000% comparado à 2019. Segundo Denis Rocha, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, da Embrapa Gado de Leite, foram cerca de quatro mil inscritos nos cursos disponibilizados em 2021.

Leia Também:  Pesquisador da Embrapa Territorial é um dos editores de livro sobre Resex "Chico Mendes"

Os temas mais procurados são: Implantação, manejo e recuperação de pastagens, Produção de Leite de Qualidade e Forrageiras para a produção de leite a pasto. É comum um mesmo aluno fazer mais de um curso. Lorena Guimarães, de Seropédica – RJ, que fez todos os cursos oferecidos, aprova o modelo. Segundo ela, o diferencial do EAD da Embrapa é poder contar com um conteúdo atualizado, ministrado pelos profissionais mais qualificados de cada área. “Nós temos acesso aos analistas e pesquisadores e podemos tirar dúvidas durante as lives”, diz.

Além do conteúdo das aulas em formato de vídeos e slides, o aluno também tem a disposição atividades complementares como fóruns de discussão, exercícios e “bate-papo tira-dúvidas” em tempo real, que é a oportunidade de interação direta com os profissionais da Embrapa. “Os cursos de ensino à distância são uma ótima oportunidade de se adquirir novos conhecimentos a respeito de pecuária de leite”, afirma Lorena. Segundo ela, as aulas são preparadas por profissionais altamente reconhecidos em suas áreas de atuação e há a conveniência de o aluno ajustar o horário conforme suas necessidades. Trata-se de um excelente investimento para os alunos, recomenda Rocha.

Leia Também:  Embrapa divulga resultado de oferta pública para licenciamento de produtores de mudas de batata-doce

EAD em Pecuária de leite – Calendário das primeiras turmas

Curso

Período de realização

Último dia para se inscrever

Implantação, manejo e recuperação de pastagens

25/01 a 06/03/2022

20 de janeiro

Silagem de capim para a produção de leite

26/01 a 07/03/2022

21 de janeiro

Produção de Leite de Qualidade

27/01 a 08/03/2022

24 de janeiro

Forrageiras para a produção de leite a pasto

28/01 a 09/03/2022

25 de janeiro

Silagem de Milho e de Sorgo para Gado de Leite

31/01 a 12/03/2022

26 de janeiro

Melhoramento Genético e Controle Zootécnico para a Produção de Leite

01/02 a 13/03/2022

27 de janeiro

Cria de bezerras leiteiras: estratégias para aumentar a eficiência

02/02 a 14/03/2022

28 de janeiro

Amostragem, Coleta e Transporte da Produção de Leite

03/02 a 05/03/2022

31 de janeiro

Controle Estratégico do Carrapato dos Bovinos de Leite

04/02 a 06/03/2022

01 de fevereiro

Fonte: Embrapa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA