RONDONÓPOLIS

AGRONEGÓCIO

Embrapa Territorial abre processo de seleção de bolsistas PIBIC

Publicados

em

Os estudantes interessados em participar do processo de seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq 2022/2023 – na Embrapa Territorial (Campinas, SP) deverão fazer a inscrição até 11 de julho. As vagas são para cadastro de reserva e podem inscrever-se alunos de cursos que tenham interseção com as Ciência Agrárias, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas.
 
A bolsa é de R$ 400 mensais e a dedicação mínima ao projeto é de 20 horas semanais. O estudante não poderá ter vínculo empregatício de qualquer natureza nem ser beneficiado por outra bolsa. É preciso também ter currículo atualizado na Plataforma Lattes. O período da bolsa é de 1 de setembro de 2022 a 31 de agosto de 2023.
 
Os interessados deverão cadastrar seus currículos no endereço https://www.cnpm.embrapa.br/curriculo/ indicando o projeto de interesse no campo “9 – Outras Informações que considere relevante”.
 
Relação dos projetos em que há oportunidade de atuação:
 
Sistemas de informação para o fortalecimento da cadeia de produção de sementes e mudas.
Participação dos citricultores na dinâmica do estoque de carbono e na preservação da biodiversidade.
Mapeamento de níveis de degradação de pastagens no bioma Cerrado por meio de geotecnologias – GeoPastoCerrado.
Mapeamentos para tomada de decisão pela iniciativa privada quanto ao aproveitamento de resíduos das granjas e planejamento de suas instalações em função da disponibilidade hídrica regional.
Construção do conhecimento e sistematização de experiências sobre valoração e pagamento por serviços ecossistêmicos e ambientais no contexto da agricultura familiar amazônica
Transferência de tecnologia para a produção aquícola do Brasil
Estratégias para subsidiar ações de monitoramento e controle de insetos-pragas presentes e quarentenárias ausentes no território brasileiro
 
 
Acesse o edital  
Visualize aqui o calendário 

Fonte: Embrapa

Propaganda

AGRONEGÓCIO

Infestação de bicudo e queda nas cotações preocupam produtores

Publicados

em

A atual safra do algodão é uma das mais desafiadoras devido às condições climáticas adversas, com chuvas escassas durante o plantio em alguns municípios e excesso em outros desde fevereiro, além da presença do bicudo-do-algodoeiro e queda nas cotações internacionais.

Na safra 2023/24, Mato Grosso começou com otimismo, registrando um aumento de 16,84% na área destinada ao algodão, alcançando 1,405 milhão de hectares. Esse crescimento está relacionado, principalmente, à menor rentabilidade da cultura do milho, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Enquanto isso, o aparecimento do bicuto e a tendência de queda do mercado internacional, com cotações atingindo os menores patamares em quatro meses, devido a liquidações especulativas, tem frustrado os cotonicultores. Na bolsa de Nova York, os contratos para julho e dezembro encerraram com retrações de 5,5% e 4,2%, respectivamente.

Ao mesmo tempo, bicudo, segundo os técnicos tem prejudicado até 90% das lavouras. Para combater essa praga e outras, como o complexo de lagartas, pulgões e ácaros, os produtores são obrigados a realizar um número elevado de aplicações de agrotóxicos: em média, 26 aplicações de inseticidas e 8 aplicações de fungicidas por ciclo da cultura.

E não é só, além da praga, as condições climáticas também impactam negativamente a produção. A safra atual enfrenta um cenário climático adverso, marcado por escassez de chuvas durante o plantio em Mato Grosso e excesso de chuvas em alguns municípios desde fevereiro.

Fonte: Pensar Agro

Continue lendo

ÚLTIMOS PROGRAMAS

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS ACESSADAS