RONDONÓPOLIS

AGRONEGÓCIO

Embrapa inaugura Vitrine do Açaí Seguro em Macapá

Publicados

em

A Embrapa Amapá inaugura na terça-feira, 17/5, a partir das 9h30, em Macapá (AP), uma Vitrine do Açaí Seguro. A batedeira padrão está pronta para capacitações em Boas Práticas de Fabricação de açaí, em apoio a entidades dos batedores, extensão rural, Vigilância Sanitária e outros segmentos. Uma das etapas das Boas Práticas é o choque térmico nos frutos de açaí, para eliminar microorganismos que causam doenças, inclusive a doença de Chagas.    

O espaço foi adaptado com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Camilo Capiberibe (PSB/AP). A emenda, no valor de R$ 234 mil, atende ao projeto de inovação tecnológica da Embrapa para processamento e comercialização do açaí de amassadeiras artesanais. Parte deste recurso foi utilizado para comprar equipamentos de laboratórios como cabine de segurança biológica, refratômetro digital, incubadora e forno micro-ondas.

O deputado afirmou que “estamos trabalhando para garantir a qualidade sanitária do produto, para que possamos dar cada vez mais credibilidade para o nosso açaí, um produto responsável por milhares de empregos na Amazônia, e são milhares de famílias que vivem do açaí. Esta estrutura na Embrapa vai ajudar a formar, qualificar e garantir que o açaí tenha uma boa qualidade e segurança sanitária para garantir a saúde do consumidor”.

Leia Também:  Circuito Aprosoja percorrerá última região de MT na próxima semana

O chefe-geral da Embrapa Amapá, Antonio Claudio Almeida de Carvalho, destaca que um dos objetivos é colaborar com os batedores e demais instituições, para que o açaí in natura seja comercializado dentro dos parâmetros da segurança alimentar, em conformidade com a legislação.

A pesquisadora Valeria Bezerra, responsável técnica da Vitrine do Açaí Seguro, explicou que a sala é composta de dois ambientes, separados por uma bancada, seguindo as práticas de processamento do açaí seguro. O projeto incluiu um espaço exclusivo para recepção dos frutos e uma mesa de catação (peneira metálica) dos frutos a fim de eliminar folhas, insetos e outras sujeiras. O ambiente depois da bancada, é composto de tanques para a primeira lavagem dos frutos, em seguida a sanitização por cloração, choque térmico de 80 a 90 graus Celsius, resfriamento, a batedeira para despolpamento, e envase em sacos de plásticos.

A emenda parlamentar de Camilo Capiberibe ao Orçamento da União de 2021, no total de R$ 650 mil, engloba recursos para investimentos e custeios de pesquisas com boas práticas de processamento de açaí de batedeiras, desenvolvimento de larvicultura de camarão-da-Amazônia, e boas práticas de extração de óleo de pracaxi por agroextrativistas ribeirinhas da comunidade Limão do Curuá, no Bailique (Macapá-AP).

Leia Também:  Embrapa participa de reunião na Frente Parlamentar de Economia Verde

PROGRAMAÇÃO

A programação será iniciada às 9h30 com degustação de açaí coletado em experimentos da Embrapa e batido por Antônio Carlos da Silva Oliveira (Açaí e Sorvete do Cacá). No local, a doutoranda em Medicina Tropical Josiane Nogueira Cruz estará expondo uma coleção de insetos barbeiro e tirando dúvidas sobre a pesquisa “Doença de Chagas e o Açaí: como reconhecer e coletar o barbeiro”. Também estarão expostas informações sobre as tecnologias do óleo de pracaxi e da larvicultura do camarão-da-Amazônia. Em seguida, os convidados serão conduzidos ao ato de inauguração e, em seguida, apresentação das boas práticas de fabricação na Vitrine do Açaí Seguro. A programação será encerrada com a visita guiada aos laboratórios de microbiologia e de análise de alimentos.

Fonte: Embrapa

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIO

Saúde do Homem e da Mulher realiza mais de 170 atendimentos em Porto de Pedras

Publicados

em

A primeira edição do Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural no Litoral Norte de Alagoas, neste ano, foi realizada no município de Porto de Pedras. Nos dias 3, 12 e 13 de maio, a equipe do Senar esteve na cidade para levar atendimento médico com foco na saúde e bem-estar do produtor e trabalhador rural.

No total, foram atendidas mais de 170 pessoas entre homens e mulheres, o maior desempenho registrado até agora entre os municípios que já receberam o programa.

No primeiro dia da ação, 100 homens realizaram a coleta de sangue para o exame de PSA, fundamental para controle e prevenção ao câncer de próstata, além de testes rápidos para doenças como HIV, sífilis e hepatites B e C. Aferição de pressão arterial e realização de eletrocardiograma também.

Os homens voltaram para a segunda etapa do atendimento no dia 13 de maio, quando foram atendidos pelo urologista Mário Ronalsa e para realização do exame de toque retal.

Já as mulheres foram contempladas com o programa no dia 12 deste mês, quando 77 trabalhadoras rurais realizaram exame de citologia, preventivo para câncer de colo de útero, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como Sífilis, HIV e Hepatite, e ainda vacinação contra a Covid-19, gripe e Sarampo.

Leia Também:  Sistema Antecipe é apresentado na Agrotins

Busca ativa

A Secretaria de Saúde de Porto de Pedras também fez busca ativa durante a realização do programa, indo até a residência das mulheres que estavam com atendimento marcado, mas que não compareceram por causa de imprevistos no transporte dessas pacientes.

Homens mediram a glicemia e fizeram testes rápidos para várias doenças
Homens mediram a glicemia e fizeram testes rápidos para várias doenças

“O Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural em Porto de Pedras foi um sucesso. O trabalho de mobilização para deslocar os pacientes até o local do atendimento foi essencial para alcançarmos um índice de comparecimento excelente, próximo a meta fixada para as mulheres e de 100% para os homens”, comemora a coordenadora do programa, Andrea Almeida.

O urologista Mário Ronalsa, parceiro do Senar Alagoas nas ações voltadas para a saúde, aproveitou – momentos antes de iniciar o atendimento dos homens – para alertar sobre a importância de realizar o exame de toque retal.

“É um procedimento que não tira a masculinidade de ninguém. Mais importante é lembrar que o câncer de próstata é a segunda doença mais comum entre os homens. Dados do Instituto Nacional de Câncer e da Sociedade Brasileira de Urologia mostram que o Brasil registrou 61.200 novos casos e 13 mil óbitos somente em 2018”, revela.

Leia Também:  Circuito Aprosoja percorrerá última região de MT na próxima semana

“A cada 7 minutos, um brasileiro é diagnosticado com a doença, e a cada 40 minutos, um morre. É como se tivéssemos um Trapichão cheio todo ano de pessoas diagnosticadas com a doença”, compara.

A próxima edição do Programa Saúde do Homem e da Mulher está marcada para os dias 26 e 27 de maio, quando a equipe do Senar retorna ao município de Viçosa para dar continuidade ao atendimento iniciado no último dia 6.

Em junho, fechando o primeiro semestre, o programa será realizado no município de Minador do Negrão nos dias 1°, 9 e 10 do próximo mês. Em 08 de junho ele será iniciado em Estrela de Alagoas, com a segunda etapa agendada para 21 e 22 de julho.

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA