RONDONÓPOLIS

AGRONEGÓCIO

Embrapa e secretários do Sertão de Alagoas discutem ações para valorizar agricultura familiar

Publicados

em


A Embrapa Alimentos e Territórios (Maceió, AL) participou, em 20 de janeiro, do 1° Encontro Regional de Secretários Municipais de Agricultura do Alto e Médio Sertão Alagoano. O objetivo do evento, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Inhapi (AL), foi discutir o desenvolvimento conjunto de ações na cadeia produtiva de alimentos, agregando valor na qualidade dos produtos da agricultura familiar.

De acordo com o secretário de Agricultura de Inhapi, Reginaldo Souza, “o evento também teve o intuito de fortalecer vínculos e estabelecer parcerias, de modo a fortalecer e viabilizar o cultivo e comercialização dos produtos da agricultura familiar, não somente no município e região como em todo o estado de Alagoas e fora dele”.

O chefe-geral da Embrapa Alimentos e Territórios, João Flavio Veloso Silva, disse que a reunião foi uma oportunidade importante para apresentar a Embrapa Alimentos e Territórios, e para falar das ações e iniciativas de pesquisa e inovação que estão sendo desenvolvidas para agregação de valor aos produtos agroalimentares. Ele reforçou que “a Embrapa trabalha sempre em parceria, e a participação das prefeituras municipais é fundamental para que as demandas possam ser conhecidas e apoiadas”.

Leia Também:  Embrapa na Agrobrasília 2022: feira segue até o próximo sábado (21)

Outro tema discutido foi o Canal do Sertão de Alagoas, importante obra hídrica do estado, e que já está em funcionamento no trecho do Alto Sertão. “O Canal do Sertão certamente trará novas oportunidades para os municípios. Entretanto, será necessária uma ação coordenada e com muito planejamento para escolha da estratégia mais adequada aos municípios por onde o canal passa”, disse Veloso.

O encontro contou com representantes de nove secretarias municipais de Agricultura da região. Estiveram presentes equipes técnicas e os secretários de Água Branca, Vagner Souza; Canapi, José Ventura de Souza Junior; Delmiro Gouveia, Renally da Silva Medeiros; Olho D’Água Do Casado, Gerson Riachão; Ouro Branco, José Sérgio Soares; Pariconha, Arator de Araújo; Senador Rui Palmeira, Valdilene de Jesus Silva; e Traipu, Edjane Ulisses, além de secretários municipais de Comunicação e Assuntos Estratégicos e do vice-prefeito de Inhapi, Benzol Lima.

A continuidade das ações será definida na próxima reunião técnica, prevista para fevereiro. A ideia é que as equipes elaborem uma estratégia conjunta que seja representativa e atenda aos anseios da população local, incluindo a escolha de cadeias produtivas que serão beneficiadas pelo Canal do Sertão.

Leia Também:  Cooperação e estratégias de inovação para o agro na agenda do presidente da Embrapa em Israel
Fonte: Embrapa

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIO

Embrapa e Sebrae realizam o 3º Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica no Amapá

Publicados

em

A Embrapa Amapá e o Sebrae realizam na quarta-feira, 25/5, o 3º Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica no Estado do Amapá, com palestras e debates pela manhã e à tarde, no auditório da Embrapa, em Macapá (AP). O evento tem como tema geral “Legislação, Controle Social e Inovação” e um dos objetivos é disseminar informações técnicas agroecológicas para viabilizar o acesso à formação de Organização de Controle Social no âmbito do Amapá (OCS).

O evento contará com a participação de especialistas do setor, produtores, extensionistas de entidades públicas e privadas, agricultores familiares e lideranças de cooperativas e associações de agricultores. Os participantes vão debater a atividade sob um viés científico e tecnológico para desenvolver tecnologias sustentáveis e produção de alimentos saudáveis.

Entre os palestrantes está o pesquisador da Embrapa Amapá, Jorge Segovia, que vai abordar o tema “A inovação tecnológica no desenvolvimento da agricultura agroecológica e orgânica”, no horário das 11h às 11h45. Estão sendo organizadas caravanas de agricultores e extensionistas que atuam nos municípios de Itaubal, Porto Grande, e dos distritos do Coração e Santo Antônio da Pedreira, município de Macapá.  

Leia Também:  Alunos do Ensino Médio da Escola Mário Quintana visitam a Embrapa

Atuam como parceiros na realização do seminário, a superintendência local do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural (Rurap), Secretaria Municipal de Agricultura de Macapá, Prefeitura de Itaubal, Faeap e Associação dos Moradores Agricultores Assentados do Inajá do Piriri – Itaubal (Amaipi). Este evento está vinculado à Semana Nacional da Agricultura Orgânica, instituída pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no período de 23 a 27 de maio de 2022.

Fonte: Embrapa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA