AGRONEGÓCIO

Criadores de animais capixabas devem atualizar cadastro no Siapec 3

Publicados

em


O Sistema de Integração Agropecuária (Siapec), utilizado para emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), comprovação de vacinação contra febre aftosa e atualização do rebanho foi atualizado e facilitará a interação do produtor com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

O cadastro no novo sistema deve ser feito até esta quinta-feira (15), no site www.idaf.es.gov.br/siapec. Os criadores de animais, lojistas de revendas agropecuárias e médicos-veterinários que atuam como responsáveis técnicos que não atualizarem o cadastro ficarão impossibilitados de acessar o Siapec, a partir do dia 15 de janeiro.

O Fundo Emergencial de Promoção da Saúde Animal do Estado do Espírito Santo (Fepsa), juntamente com o Idaf, fez investimento significativo para evolução do sistema anterior.

A orientação do presidente do Fepsa, Neuzedino Alves de Assis, é para que os criadores capixabas façam o quanto antes a atualização de cadastro na plataforma. “Quem não tiver o cadastro atualizado não conseguirá emitir GTA, fazer declaração de vacinação, registro de mortes, nascimento ou outra movimentação de animais. Criadores de bovinos, bubalinos, suínos e aves devem atualizar seu cadastro”, afirmou.

Leia Também:  Campanha de vacinação contra Covid-19: Municípios devem registrar as doses no Sipni

Migração de sistema

Os sistemas Siapec 1 e Siapec 3 ficarão indisponíveis entre os dias 15 e 17 de janeiro. Nesse período acontecerá a migração dos dados. As GTAs que serão utilizadas nesses dias deverão ser emitidas até esta quinta-feira (14). A validade da guia será estendida.

Para mais informações entre em contato com o Fepsa: [email protected] | (27) 3185-9225

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIO

IPPA/CEPEA: Após 10 meses sucessivos de alta, IPPA/Cepea cai em dezembro

Publicados

em


Cepea, 20/01/2021 – Depois de avançar por 10 meses consecutivos, o IPPA/CEPEA (Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários) registrou queda em dezembro, de 5,8%, em termos nominais, frente a novembro. O resultado do índice geral reflete as variações negativas observadas nos índices IPPA-Grãos, de 9,5%, e do IPPA-Pecuária, de 4,9%. Por outro lado, o IPPA-Hortifrutícolas subiu 10,4% de novembro para dezembro e o IPPA-Cana-Café, 2,4%. Entre os grãos, todos os itens que compõem o índice registraram queda, com destaque para o importante recuo observado no preço da soja. Na pecuária, por sua vez, o resultado do índice foi conduzido pelas desvalorizações dos suínos e dos bovinos. Já dentre os hortifrutícolas, as altas registradas para a banana e, de forma mais sutil, para laranja, garantiram o avanço observado para o índice, apesar das baixas nos preços do tomate e da uva. Por fim, as elevações observadas para a cana-de-açúcar e para o café explicam o desempenho do índice composto por esses produtos. Na mesma comparação, o IPA-OG-DI Produtos Industriais, calculado e divulgado pela FGV, teve alta de 3% – assim, de novembro para dezembro, os preços agropecuários se desvalorizaram frente aos industriais da economia. É importante destacar que, mesmo com as quedas dos grãos e da pecuária registradas em dezembro, o IPPA teve alta importante frente aos preços industriais em 2020, que foi de 19%. Para o IPPA-Grãos e para o IPPA-Pecuária, os aumentos relativos foram de expressivos 29,7% e 15,5%, respectivamente. O IPPA-Cana-Café subiu 2,6% frente aos preços industriais no acumulado do ano. O IPPA-Hortifrutícolas foi o único que recuou no ano passado, 0,6% frente ao IPA-OG-DI- Produtos Industriais. Fonte: www.cepea.esalq.usp.br 

Leia Também:  OVOS/CEPEA: Poder de compra do avicultor cai para o menor patamar da história
Fonte: CEPEA

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA