AGRONEGÓCIO
Comunicado sobre apodrecimento de grãos e vagens de soja na safra 2021/2022 na região do médio-norte de Mato Grosso
A Embrapa Agrossilvipastoril e a Embrapa Soja acabam de divulgar um comunicado técnico sobre o apodrecimento de vagens de soja, na safra 2021/2022. O apodrecimento de grãos e vagens em estádio final de formação em lavouras de soja vem sendo observado com maior frequência em algumas regiões brasileiras, desde a safra 2019/2020, em especial na região do médio-norte do estado de Mato Grosso, causando redução significativa de produtividade em lavouras com alto potencial produtivo, principalmente nas primeiras semeaduras. Confira abaixo o comunicado completo ou clique aqui para baixar o pdf.
Comunicado sobre apodrecimento de grãos e vagens de soja na safra 2021/2022 na região do médio-norte de Mato Grosso*
O apodrecimento de grãos e vagens em estádio final de formação em lavouras de soja vem sendo observado com maior frequência em algumas regiões brasileiras desde a safra 2019/2020, em especial na região do médio-norte do estado de Mato Grosso, causando redução significativa de produtividade em lavouras com alto potencial produtivo, principalmente nas primeiras semeaduras.
Em visitas realizadas nas lavouras da região, observou-se diferença entre as cultivares quanto à intensidade de apodrecimento de grãos e vagens, identificando-se algumas cultivares sem o problema ou com menor incidência.
Observou-se resposta da aplicação de fungicidas, que amenizam, mas não resolvem o problema, com variação entre os diferentes programas aplicados pelos produtores. Muitas lavouras com apodrecimento de grãos e vagens são expostas a aplicações regulares de fungicidas e apresentam boa sanidade foliar. O apodrecimento pode ocorrer em toda a planta, mas com maior intensidade nos terços médio e inferior e se inicia na fase final de enchimento de grãos, próximo à maturação fisiológica.
Em estudos preliminares, constatou-se que os grãos dentro das vagens deterioradas apresentavam elevados índices de enrugamento, resultantes da exposição das plantas às condições de elevadas temperaturas (acima de 30 ºC) durante a fase de enchimento de grãos. Esse enrugamento normalmente é mais intenso sob déficit hídrico, mas pode também ocorrer em condições normais de disponibilidade hídrica. O enrugamento afeta drasticamente a qualidade dos grãos e das sementes e propicia a infecção secundária por Phomopsis spp., o que pode propiciar o apodrecimento das vagens, principalmente em situações de ocorrência de chuvas frequentes em pré-colheita. Sabe-se que a expressão do enrugamento de grãos tem grande influência genética. Supõe-se que as cultivares que estão apresentando esse problema possam ser mais suscetíveis à sua expressão.
Além de Phomopsis, em análises realizadas em vagens e grãos com e sem sintomas, foram encontrados outros fungos já descritos há muito tempo na cultura, como Fusarium, Colletotrichum e Cercospora, além de bactérias.
Esses fungos normalmente estão presentes de forma latente nos tecidos da soja, podendo ser obtidos de diversas partes da planta e em diferentes estádios fenológicos. A sua proliferação, causando o apodrecimento dos tecidos antes da maturação, provavelmente está ocorrendo pela combinação de diversos fatores, como estresses abióticos, suscetibilidade da cultivar e condições de ambiente favorável.
Amostras coletadas em áreas com e sem o problema estão sendo analisadas, e os isolados de fungos infectantes estão sendo obtidos. Estão sendo investigados o efeito da nutrição das plantas na ocorrência de apodrecimento de vagens e grãos, bem como a observação das relações entre o teor de lignina e do enrugamento dos grãos com o apodrecimento de grãos e vagens.
A Embrapa vem colaborando na busca de respostas ao problema e se coloca à disposição para parceria com outras instituições e empresas, principalmente da região, para traçar linhas de pesquisa que possam contribuir na identificação da(s) causa(s) e de estratégias de manejo para contornar o problema.
Embrapa Agrossilvipastoril
Embrapa Soja
___________________________
*Comunicado publicado originalmente em 21/01/2022 e atualizado em 24/01/2021.


AGRONEGÓCIO
Embrapa e Sebrae realizam o 3º Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica no Amapá

A Embrapa Amapá e o Sebrae realizam na quarta-feira, 25/5, o 3º Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica no Estado do Amapá, com palestras e debates pela manhã e à tarde, no auditório da Embrapa, em Macapá (AP). O evento tem como tema geral “Legislação, Controle Social e Inovação” e um dos objetivos é disseminar informações técnicas agroecológicas para viabilizar o acesso à formação de Organização de Controle Social no âmbito do Amapá (OCS).
O evento contará com a participação de especialistas do setor, produtores, extensionistas de entidades públicas e privadas, agricultores familiares e lideranças de cooperativas e associações de agricultores. Os participantes vão debater a atividade sob um viés científico e tecnológico para desenvolver tecnologias sustentáveis e produção de alimentos saudáveis.
Entre os palestrantes está o pesquisador da Embrapa Amapá, Jorge Segovia, que vai abordar o tema “A inovação tecnológica no desenvolvimento da agricultura agroecológica e orgânica”, no horário das 11h às 11h45. Estão sendo organizadas caravanas de agricultores e extensionistas que atuam nos municípios de Itaubal, Porto Grande, e dos distritos do Coração e Santo Antônio da Pedreira, município de Macapá.
Atuam como parceiros na realização do seminário, a superintendência local do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural (Rurap), Secretaria Municipal de Agricultura de Macapá, Prefeitura de Itaubal, Faeap e Associação dos Moradores Agricultores Assentados do Inajá do Piriri – Itaubal (Amaipi). Este evento está vinculado à Semana Nacional da Agricultura Orgânica, instituída pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no período de 23 a 27 de maio de 2022.
-
DIRETO AO PONTO6 dias atrás
DIRETO AO PONTO MT NEWS HOJE ” Dra. Jennifer Carvalho ”
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias atrás
Profissão de secretariado
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias atrás
Comércio de Serviços
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias atrás
Procedimento médico invasivo
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias atrás
Cooperação consular
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias atrás
Imunoglobulinas
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias atrás
Integração entre fronteiras
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias atrás
Parlasul