RONDONÓPOLIS

AGRONEGÓCIO

CNA discute ações para aquicultura em 2022

Publicados

em

Brasília (13/05/2022) – A Comissão Nacional de Aquicultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou a primeira reunião de 2022 na sexta (13). O novo presidente da Comissão, Francisco Hidalgo Farina, e o vice, Tom Prado, foram apresentados aos participantes.

“Temos uma responsabilidade enorme pela frente. Vamos dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo feito e batalhar pelo desenvolvimento da cadeia, atendendo às demandas de todos que estão envolvidos, sejam produtores de peixe, pescado, moluscos ou camarão”, afirmou Farina.

O objetivo do encontro foi definir as ações do colegiado. A coordenadora de Produção Animal da CNA, Lilian Azevedo Figueiredo, explicou o plano de ação para este ano e as atividades realizadas até o momento.

Entre as principais ações para 2022 estão: revogação da IN 04/2014 (nota fiscal do pescado); regulamentação da agroindústria de pequeno porte para o beneficiamento do pescado; e simplificação do modelo de licenciamento ambiental para aquicultura.

O consultor técnico da Comissão de Aquicultura, Eduardo Ono, fez uma apresentação sobre os resultados preliminares da parceria entre CNA e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura no Brasil (FAO) para a regulamentação de padrões mínimos de qualidade de rações para a aquicultura no Brasil.

Leia Também:  Bee Engaged - evento virtual da FAO vai celebrar o Dia Mundial das Abelhas

Eduardo Ono também mostrou um panorama do mercado e conversou sobre as perspectivas macroeconômicas para o setor aquícola. Ele trouxe dados relacionados à produção, consumo e comércio mundiais. Além disso, destacou os principais fatores que afetam a competitividade do País: insumos, custos logísticos, eficiência produtiva, mercado e custo Brasil.

O encontro contou, ainda, com a participação da pesquisadora da Embrapa Pesca e Aquicultura, Lícia Lundstedt; da assessora técnica da CNA, Elena Castellani; e de representantes de Federações e entidades do setor.

Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIO

Saúde do Homem e da Mulher realiza mais de 170 atendimentos em Porto de Pedras

Publicados

em

A primeira edição do Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural no Litoral Norte de Alagoas, neste ano, foi realizada no município de Porto de Pedras. Nos dias 3, 12 e 13 de maio, a equipe do Senar esteve na cidade para levar atendimento médico com foco na saúde e bem-estar do produtor e trabalhador rural.

No total, foram atendidas mais de 170 pessoas entre homens e mulheres, o maior desempenho registrado até agora entre os municípios que já receberam o programa.

No primeiro dia da ação, 100 homens realizaram a coleta de sangue para o exame de PSA, fundamental para controle e prevenção ao câncer de próstata, além de testes rápidos para doenças como HIV, sífilis e hepatites B e C. Aferição de pressão arterial e realização de eletrocardiograma também.

Os homens voltaram para a segunda etapa do atendimento no dia 13 de maio, quando foram atendidos pelo urologista Mário Ronalsa e para realização do exame de toque retal.

Já as mulheres foram contempladas com o programa no dia 12 deste mês, quando 77 trabalhadoras rurais realizaram exame de citologia, preventivo para câncer de colo de útero, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como Sífilis, HIV e Hepatite, e ainda vacinação contra a Covid-19, gripe e Sarampo.

Leia Também:  Mercosoja 2022 e IX CBSoja Soja começam nesta dia 16 debatendo desafios para produção sustentável de soja

Busca ativa

A Secretaria de Saúde de Porto de Pedras também fez busca ativa durante a realização do programa, indo até a residência das mulheres que estavam com atendimento marcado, mas que não compareceram por causa de imprevistos no transporte dessas pacientes.

Homens mediram a glicemia e fizeram testes rápidos para várias doenças
Homens mediram a glicemia e fizeram testes rápidos para várias doenças

“O Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural em Porto de Pedras foi um sucesso. O trabalho de mobilização para deslocar os pacientes até o local do atendimento foi essencial para alcançarmos um índice de comparecimento excelente, próximo a meta fixada para as mulheres e de 100% para os homens”, comemora a coordenadora do programa, Andrea Almeida.

O urologista Mário Ronalsa, parceiro do Senar Alagoas nas ações voltadas para a saúde, aproveitou – momentos antes de iniciar o atendimento dos homens – para alertar sobre a importância de realizar o exame de toque retal.

“É um procedimento que não tira a masculinidade de ninguém. Mais importante é lembrar que o câncer de próstata é a segunda doença mais comum entre os homens. Dados do Instituto Nacional de Câncer e da Sociedade Brasileira de Urologia mostram que o Brasil registrou 61.200 novos casos e 13 mil óbitos somente em 2018”, revela.

Leia Também:  'Pantanal': José Lucas discute com mulher misteriosa durante viagem

“A cada 7 minutos, um brasileiro é diagnosticado com a doença, e a cada 40 minutos, um morre. É como se tivéssemos um Trapichão cheio todo ano de pessoas diagnosticadas com a doença”, compara.

A próxima edição do Programa Saúde do Homem e da Mulher está marcada para os dias 26 e 27 de maio, quando a equipe do Senar retorna ao município de Viçosa para dar continuidade ao atendimento iniciado no último dia 6.

Em junho, fechando o primeiro semestre, o programa será realizado no município de Minador do Negrão nos dias 1°, 9 e 10 do próximo mês. Em 08 de junho ele será iniciado em Estrela de Alagoas, com a segunda etapa agendada para 21 e 22 de julho.

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA