AGRONEGÓCIO

BATATA/CEPEA: Safra das secas se intensifica, e preços recuam

Publicados

em


Cepea, 10/6/2021 – O preço médio da batata lavada tipo ágata recuou neste início de junho na média das lavadoras do País. Segundo pesquisadores do Hortifruti/Cepea, essa desvalorização, que já era esperada, é reflexo da intensificação da safra das secas em diversas regiões, como Curitiba e São Mateus do Sul, no Paraná, e, mais recentemente, o Cerrado de MG. Além dessas, outras praças já começam a ofertar seus produtos, como Cristalina (GO) e o Sudoeste Paulista. Apesar do maior volume disponível e da consequente desvalorização da batata, os preços ainda estão em patamares elevados. Entre 1º e 7 de junho, a média da batata lavada tipo ágata foi de R$ 72,10 (ponderada pela classificação), na média das lavadoras do País, 15% inferior ao de maio, de R$ 84,83 (também ponderado pela classificação). De acordo com colaboradores do Cepea, a expectativa para o restante do mês é de que os valores médios se mantenham acima dos custos de produção, mesmo diante da tendência de queda. Já no segundo semestre, a oferta deve ser ainda mais expressiva, e os preços podem cair significativamente caso a demanda permaneça enfraquecida. Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)

Leia Também:  FRANGO/CEPEA: Poder de compra frente a insumos de alimentação segue em recuperação
Fonte: CEPEA

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIO

Inscrição gratuita para evento de lançamento da plataforma CBSoja GoLive termina dia 25

Publicados

em


Abertas até 25 de junho as inscrições gratuitas para o primeiro evento do CBSoja GoLive, plataforma que irá congregar cinco eventos técnicos on-line até a realização do IX Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja) e do Mercosoja, em 2022, em Foz do Iguaçu (PR). Promovido pela Embrapa Soja, o evento de lançamento será no dia 28 de junho, das 8h às 15h, em formato on-line. Para a cerimônia de abertura está confirmada a participação do general, Antonio Hamilton Mourão, vice-presidente da República, de representante do Ministério da Agricultura, do presidente da Embrapa, Celso Moretti, e do chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno, entre outras autoridades. 
O painel de abertura sobre “Produção sustentável de soja: desafios, oportunidades e avanços obtido” terá a moderação do presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Ricardo Manoel Arioli Silva. A primeira palestra será sobre Os desafios agroambientais do Brasil no comércio internacional e será ministrada pelo presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Marcelo Brito. Na sequência, será debatido O papel da ciência na produção sustentável de soja, pelo pesquisador, Henrique Debiasi, da Embrapa Soja.
 
A partir das 13h, será realizado o painel “Mercado internacional de grãos e farelo de soja: relações internacionais, atualidades, desafios e soluções¨, cuja moderação será conduzida pelo gerente de economia da Associação das Indústrias de Óleo Vegetal (Abiove), Daniel Furlan Amaral. Uma das palestras do painel será sobre Panorama dos principais temas agro na China no momento: segurança alimentar, segurança do alimento, sustentabilidade, pela assessora da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Chefe do Núcleo China, Larissa Wachholz. Outro tema a ser debatido será o Novo padrão chinês da soja e consequências para o Brasil, pelo diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Ministério da Agricultura, Glauco Bertoldo. Também terá destaque a palestra Las perspectivas del mercado de la soja: corto, medio y largo plazos, a ser ministrada pelo diretor de Informações e Estudos Econômicos da Bolsa de Comércio de Rosario, Julio Calzada. 
 
O presidente do CBSoja, Adeney de Freitas Bueno, pesquisador da Embrapa Soja, explica que a plataforma CBSoja GoLive está organizada para antecipar relevantes discussões relacionadas à cadeia produtiva da soja e reunir os agentes envolvidos com a cadeia produtiva da soja para discutir importantes temáticas da cultura que não podem esperar o ano de 2022. “Criamos este espaço virtual e interativo para manter todos os atores envolvidos com o sistema de produção de soja atualizados até a data do encontro presencial no IX CBSoja e Mercosoja 2022”, explica. 
 
Sobre o IX CBSOJA e o MERCOSOJA 2022
O Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja) e o Mercosoja 2022, que aconteceriam este ano, foram prorrogados para 16 a 19 de maio de 2022, em Foz do Iguaçu (PR). Acesse www.cbsoja.com.br e confira a programação completa dos eventos do CBSoja GoLive e do evento presencial em maio de 2022.
 
Programação Lançamento do CBSoja GoLive – on-line
28 de junho de 2021, segunda-feira – Lançamento (gratuito)
 
8h – 9h35 Cerimônia de abertura com a presença do Vice-Presidente da República, General
Antonio Hamilton Mourão 
 
9h35 – 9h50 Intervalo para visitação à feira virtual
9h50 – 11h30 Painel – Produção sustentável de soja: desafios, oportunidades e avanços obtidos
Moderador: Ricardo Manoel Arioli Silva (Presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA)
Os desafios agroambientais do Brasil no comércio internacional
Marcelo Brito (Presidente da ABAG)
O papel da ciência na produção sustentável de soja
Henrique Debiasi (Pesquisador Embrapa Soja)
 
13h – 15h Painel – O Mercado internacional de grãos e farelo de soja: relações internacionais, atualidades, desafios e soluções
Moderador: Daniel Furlan Amaral (ABIOVE – Gerente de Economia)
Panorama dos principais temas agro na China no momento: segurança alimentar, segurança do alimento, sustentabilidade
Larissa Wachholz (Assessora Especial da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Chefe do Núcleo China)
Novo padrão chinês da soja e consequências para o Brasil
Glauco Bertoldo (Diretor do DIPOV / SDA / MAPA)
Las perspectivas del mercado de la soja: corto, medio y largo plazos
Julio Calzada (Director de informaciones y Estudios Económicos de de la Bolsa de Comercio de Rosario)
 
Inscrição gratuita
Inscrições até 25 de junho na página do CBSoja GoLive: https://www.cbsoja.com.br/golive. Em tipo de inscrição escolher: lançamento

Leia Também:  MELANCIA/CEPEA: Preços sobem 44% em GO

Obs: As inscrições garantem emissão de certificado aos participantes.
 

 
Fonte: Embrapa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA