RONDONÓPOLIS

AGRONEGÓCIO

Aprosoja-MT promove palestras técnicas para alunos do curso de Agrocomputação

Publicados

em

Fortalecimento Institucional

Aprosoja-MT promove palestras técnicas para alunos do curso de Agrocomputação

A aula extracurricular foi realizada na sede da entidade nesta quarta-feira (04)

04/05/2022

Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), por meio da gerência de Tecnologia da Informação e Projetos, recebeu nesta quarta-feira (04.05), cerca de 20 alunos do curso de Agrocomputação, da Faculdade de Tecnologia SENAI Mato Grosso, com o objetivo de unir os ensinos teóricos sobre o agro em sala de aula com a prática.

Os gestores das áreas técnicas da Aprosoja-MT fizeram apresentação institucional sobre Sustentabilidade, Política Agrícola, Defesa Agrícola e Tecnologia da Informação e Projetos. Todos voltados para a importância e os impactos do setor do agro e os desafios a serem superados por meio da tecnologia. Também foram apresentados aos estudantes os projetos e ações da entidade.

Para o gerente de Tecnologia da Informação e Projetos da Aprosoja-MT, Renner Esser, fizemos essa parceria com a Fatec com objetivo de promover um dia de imersão aos alunos e mostrar os inúmeros projetos voltados ao agro e conhecer o que já está sendo desenvolvido na área. Também mostramos aos estudantes um panorama geral sobre temas como inovações e panorama das tecnologias mais visadas no cenário do agronegócio brasileiro, para que eles possam desenvolver novas soluções e novos tipos de sistemas voltados para as necessidades do agro”, declarou Esser.

De acordo com o coordenador do curso de Agrocomputação da Fatec, Abraão Nazário, esse é um momento muito importante para os alunos. “Nós, na faculdade, ensinamos ao aluno todo processo produtivo, as tecnologias, produções que são implementadas e ele veem as necessidades de desenvolvimento. E a Aprosoja-MT dentro desse processo do plantio, da colheita mostra o que estão utilizando e quais são os principais problemas e desafios. Quando eles voltam para academia vão criar projetos integradores, pensar em soluções e desenvolver aplicativos mais próximo às demandas do produtor”, declarou o coordenador. 

Aluna do curso de Agrocomputação, Alessandra Rubia, disse que gostou muito da aula extracurricular. “Estou gostando bastante e é muito importante para gente do curso de Agrocomputação esse conhecimento adquirido aqui na Aprosoja-MT, porque a gente vê a demanda do mercado agrícola e o que precisamos focar dentro do nosso conteúdo. No futuro, iremos mexer com todas as geotecnologias, programações e essa aula vai nos dar um norte para onde devemos focar”, enfatizou a estudante.

Fonte: Rosangela Milles

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: [email protected]

Fonte: APROSOJA

Propaganda

AGRONEGÓCIO

Investimentos na fruticultura impulsionam desenvolvimento no interior de Pernambuco

Publicados

em

O estado de Pernambuco está apostando alto na fruticultura como uma fonte promissora de investimentos e desenvolvimento para as regiões do Sertão Central e do Araripe. Com o objetivo de diversificar e ampliar a produção, incluindo pequenos produtores locais, o governo estadual vem adotando medidas estratégicas para impulsionar o setor.

Atualmente, a atividade frutícola já gera cerca de 1,2 milhão de empregos diretos no Vale do São Francisco pernambucano, com a exportação de três milhões de toneladas de frutas por ano. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Lyra, destacou a importância da produção de frutas como uma oportunidade para garantir investimentos no pequeno produtor rural.

“Estamos apresentando este tema ao Governo Federal como uma estratégia de desenvolvimento muito clara da qual não vamos nos distanciar um momento sequer”, afirmou Lyra, reforçando o compromisso do estado com o crescimento sustentável e inclusivo.

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), Guilherme Coelho, ressaltou os planos para expandir a irrigação a 100 mil hectares em 16 municípios no Sertão do Araripe. Ele destacou a qualidade das terras na região, superiores às do Vale do São Francisco, e a vontade política para impulsionar o setor.

Além disso, Coelho enfatizou o impacto positivo da retomada das obras da Ferrovia Transnordestina para a região do Sertão da Araripe, o que garantirá uma logística mais eficiente para a produção até o porto de Suape, em Pernambuco.

Atualmente, para exportar frutas do Vale do São Francisco, é necessário percorrer longas distâncias até os portos de Salvador ou Pecém, no Ceará. Com a conclusão da Transnordestina, esse trajeto será reduzido significativamente, viabilizando ainda mais a fruticultura na região.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, expressou sua expectativa de dobrar a área com irrigação no estado, especialmente com o avanço das obras de transposição do Rio São Francisco. Ela enfatizou a importância estratégica do porto de Suape e a necessidade de expandir as exportações de frutas, gerando oportunidades e reduzindo custos para o estado.

Com essas iniciativas, Pernambuco busca não apenas fortalecer sua economia, mas também promover inclusão social e desenvolvimento sustentável em suas regiões mais remotas, impulsionando a fruticultura como um pilar fundamental do progresso estadual.

Fonte: Pensar Agro

Continue lendo

ÚLTIMOS PROGRAMAS

RONDONÓPOLIS

mato grosso

POLICIAL

MAIS ACESSADAS