GERAL | ESPORTES | MUNDO | PRIMAVERA DO LESTE - MT | ÚLTIMAS

ENQUETE


HOME / NOTÍCIAS -

NOTÍCIAS / Artigo

imprimirenvie seu comentário

31/03/2013 - 08:20:32 - Fonte: Padre Waldomiro Bronakowski / Paróquia N S Salete

Páscoa: A maior festa dos judeus e dos cristãos



Reprodução

foto

Padre Waldomiro Bronakowski / Paróquia N S Salete

Milhares de anos atrás, algumas sociedades entre os povos europeus, festejavam durante o mês de março a passagem do inverno para a primavera. A festa iniciava com a cerimônia das primícias, na qual era oferecido a Deus o primeiro feixe da colheita.

Esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que dificultava a produção de alimentos.

Entre os judeus, esta festa assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, país onde foram aprisionados pelos faraós, durante vários anos. A Páscoa Judaica, portanto, está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, quando, liderados por Moisés, fugiram do Egito.

A páscoa cristã surgiu no início do segundo século em Roma, com o distanciamento do Judaísmo. O Cristianismo queria festejar sua própria festa, desprendendo-se das tradições judaicas. Um dos pontos principais era o sentido da festa, ou seu conteúdo. A Páscoa tornou-se então o memorial da ressurreição.

No Concílio de Nicéia (325 d. C.) fixou-se a data da festa para o primeiro Domingo depois da primeira lua cheia após 21 de Março, fazendo a festa oscilar entre 22 de Março e 25 de Abril.

A Páscoa é precedida pela Quaresma, um período de 40 dias que tem início na quarta-feira de cinzas e termina do Domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa. Durante este período, a purificação deve ser alcançada por meio de penitências, como o jejum, que promoveria a libertação dos pecados.

Para os cristãos, a Páscoa deixa de ser apenas uma esperança de liberação , baseada na experiência do êxodo, e passa a ser uma proclamação da vitória da vida sobre o poder da morte, efetiva na ressurreição de Jesus Cristo. Páscoa é a festa da esperança aqui e na vida eterna.

Páscoa é a festa maior dos cristãos, pois nisto consiste o fundamento da fé dos cristãos. É o dia mais importante para a fé cristã, pois Jesus vence a morte para mostrar o valor da vida. Esse dia é estendido por mais 50 dias até o Domingo de Pentecostes.
 

Todos os direitos reservados Portal de Notícias Mato Grosso News - É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem a autorização expressa por escrito de Portal de Notícias Mato Grosso News. As notícias veiculadas nas colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.

Compartilhar
Compartilhar

COMENTÁRIOS:

Os comentários a esta notícia são de responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do Portal Mato Grosso News sobre as matérias em questão.





Deixe aqui seu comentário:

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos e pouco digno serão excluidos.
*todos os campos são obrigatórios, seu e-mail não será divulgado no site e nem a terceiros.
       
nome: e-mail:
comentário:
   

Voltar | Topo | Home

Mato Grosso News - A notícia Livre, Independente e Imparcial.

NOTÍCIAS: GERAL | ESPORTES | SAÚDE | MUNDO | ÚLTIMAS

O Portal | Expediente | Anúncie | Fale Conosco