GERAL | ESPORTES | MUNDO | PRIMAVERA DO LESTE - MT | ÚLTIMAS

ENQUETE

HOME / NOTÍCIAS - Geral

NOTÍCIAS Geral / MT

imprimirenvie seu comentário

29/08/2018 - 06:53:17 - Fonte: Da Redação Mato Grosso News / Agência EFE

Chapada dos Guimarães: Elefantes completam dois anos em Santuário



Arquivo / Reprodução

foto

Elefantes maltratados em circos e zoológicos completaram dois anos no primeiro santuário sul-americano que acolhe exemplares da espécie e que fica no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, um ecossistema que remete ao habitat destes mamíferos nas savanas africanas e asiáticas.

 

"Somos o primeiro da América do Sul com o objetivo de proporcionar bem-estar aos elefantes que passaram sua vida em pequenos recintos de cativeiro", armou à Agência EFE Junia Machado, que presidiu a ONG encarregada do Santuário de Elefantes Brasil (SEB) até julho deste ano. O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, na cidade homônima de Mato Grosso, oferece aos elefantes "um amplo espaço em ambiente natural, a companhia de outros animais e cuidados veterinários".

 

"Aqui eles podem voltar a se comportar como elefantes, depois de terem sido retirados das suas famílias quando eram lhotes na Ásia e na África e trazidos para o nosso continente, para viver em espaços totalmente inadequados para essas espécies", relatou Junia.

 

O SEB começou a funcionar em uma antiga fazenda criadora de gado de mais de 1,1 mil hectares de colinas e pequenos vales, com savanas e encostas que contam ainda com o pasto que foi plantado para alimentar o rebanho bovino que era criado nesse lugar. Além disso, o santuário tem nascentes de água, um riacho, vegetação diversicada e um clima ideal, com temperaturas mínimas e máximas similares aos seus lugares de origem e propícias para acolher os elefantes.

 

O santuário, dividido em cinco setores, tem seu perímetro cercado com tubos de aço, sem sistema elétrico ou arame farpado que possam ferir os animais e permitem que outras espécies silvestres possam interagir no mesmo ecossistema.

 

Maia e Guida, as primeiras elefantas que chegaram ao santuário, são de origem asiática e têm, respectivamente, 46 e 44 anos.


Mudança notável

As duas elefantas completarão em outubro dois anos no SEB depois de quase quatro décadas de trabalho forçado em circos e, de acordo com Junia, sua "transformação física e emocional" durante a sua estadia na nova morada é "notável".

 

Elas abraçaram suas novas vidas, deixando o passado para trás, e agora poderão receber e dar apoio aos novos residentes", comentou a especialista em alusão aos sete elefantes que são esperados no santuário. Depois de Maia e Guida, o SEB espera por Ramba, de 50 anos de idade, que virá do Parque Safári, em Rancagua, no Chile, aonde chegou depois de ser resgatada. Ramba já recebeu a autorização das autoridades brasileiras e deverá ser transportada de avião até Brasília e depois por via terrestre até o SEB. Outros seis animais esperam as respectivas autorizações na Argentina. A fase nal de construção do SEB, que se sustenta com doações de voluntários e patrocinadores internacionais sob a condução da Global Sanctuary for Elephants (GSE) e ElephantVoices, será destinada aos machos africanos, os maiores mamíferos terrestres do planeta. Essas organizações mundiais lutam para preservar a espécie e diminuir os riscos de extinção, depois de a população de elefantes africanos cair 96%, e alertar sobre o desequilíbrio ambiental, como consequência da busca do cobiçado marm de suas presas.
 

Todos os direitos reservados Portal de Notícias Mato Grosso News - É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem a autorização expressa por escrito de Portal de Notícias Mato Grosso News. As notícias veiculadas nas colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.

COMENTÁRIOS:

Os comentários a esta notícia são de responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do Portal Mato Grosso News sobre as matérias em questão.





Deixe aqui seu comentário:

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos e pouco digno serão excluidos.
*todos os campos são obrigatórios, seu e-mail não será divulgado no site e nem a terceiros.
       
nome: e-mail:
comentário:
   

Voltar | Topo | Home

Mato Grosso News - A notícia Livre, Independente e Imparcial.

NOTÍCIAS: GERAL | ESPORTES | SAÚDE | MUNDO | ÚLTIMAS

O Portal | Expediente | Anúncie | Fale Conosco