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15/05/2018 - 06:52:34 - Fonte: Da Redação Mato Grosso News / TJ-MT

Marechal Rondon: Balanças do aeroporto apresentam irregularidades



Reprodução / Assessoria

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O Procon-MT e o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-MT), realizaram no último mês de Abril, a pedido do Ministério Público de Mato Grosso (MPE-MT), uma ação conjunta de fiscalização nas balanças de pesagem do Aeroporto Internacional Marechal Rondon. Das 20 balanças vistoriadas nos guichês de check-in, três apontaram irregularidades.
 


De acordo com os fiscais de defesa do consumidor, as balanças que apresentaram irregularidades pertencem às empresas, Azul Linhas Aéreas e Latam. Uma foi reprovada, pois o display estava danificado (dígito apagado), e as outras duas foram reprovadas por apresentarem erros de pesagem em desfavor do consumidor. Em uma das balanças a diferença de peso foi de quase dois quilos.
 


Segundo Elisiane Guibor, gerente de fiscalização, controle e monitoramento de mercado do Procon, foi enviada uma cópia do relatório da ação ao MPE e notificada a Infraero, a fim de serem tomadas as medidas cabíveis. Ela ainda orienta os consumidores a se alertarem para evitar transtornos. “É importante o consumidor ficar atento. Na hora da pesagem ele pode observar se o visor está voltado para ele e se o valor apontado no bilhete é o mesmo do sistema. Caso tenha dúvida, a pesagem pode ser feita em outra balança”.
 


Quem tem esse cuidado na hora de despachar a bagagem é o acadêmico de direito Donato Ojeda Neto, ele afirma que observa tudo na hora de viajar e que busca se prevenir para fugir de possíveis problemas. “Eu tenho uma balança em casa e por isso já faço a pesagem lá mesmo. Sempre que vou viajar me organizo para deixar tudo arrumado e no aeroporto eu apenas confiro se está tudo certo”.
 


A juíza do Juizado Especial, Viviane Brito Rebello, orienta que caso o passageiro enfrente algum tipo de problema na hora de viajar ou despachar a bagagem, pode recorrer ao posto do Juizado Especial no aeroporto. “Lá no posto ele irá relatar o problema e a atendente procurará a companhia área para buscar uma conciliação. O objetivo é sempre que o passageiro entre em acordo com a empresa. Mas, caso esse acordo não seja possível, é registrado um documento descrevendo toda a situação, o passageiro recebe orientação e pode entrar com ação se assim ele quiser”.
 


O posto do Juizado Especial que está localizado no Aeroporto Marechal Rondon, funciona todos os dias das 10h às 19h.
 

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