GERAL | ESPORTES | MUNDO | PRIMAVERA DO LESTE - MT | ÚLTIMAS

ENQUETE

HOME / NOTÍCIAS - Primavera do Leste

NOTÍCIAS Primavera do Leste / Cultura

imprimirenvie seu comentário

28/02/2018 - 17:46:42 - Fonte: Da Redação Mato Grosso News / Assessoria

Primaverense é Premiada em Edital de Cinema Nacional

Curta metragem será gravado em Primavera do Leste



Reprodução / Assessoria

foto

Entre mais de 1 mil inscritos o roteiro adaptado pela atriz, design e diretora Rafaela Salomão do Teatro Faces de Primavera do Leste foi premiado no Edital Nacional Carmen Santos do Ministério da Cultura com uma das 3 notas 20,0 do País. Uma grande conquista para as ações de cinema de Mato Grosso.

 

Mais uma vez Primavera do Leste se destaca quando assunto é Cultura, com a aprovação do curta metragem “O menino do Quarto”, os preparativos estão a todo gás, pois será filmado entre os próximos dias 5 e 9 na cidade.

 

Ao todo foram selecionadas 45 obras audiovisuais em todo território nacional, com destaque para 15 obras dirigidas por mulheres em posto de liderança para produção de curta metragens de 10 a 15 minutos, com temática livre. “O edital apoio de curta-metragem é dividido entre categoria livre com a seleção de 30 obras, e categoria Carmen Santos com a seleção de 15 obras que exigem a direção produção e execução feita por mulheres”, explicou a diretora do filme Rafaela Salomão.

 

Quanto a pontuação do houve apenas 3 notas máximas em todo o processo e Primavera do Leste está entre os três colocados, com pontuação máxima de 20 pontos no processo seletivo. O roteiro escolhido foi a adaptação do conto “O menino do quarto” do escritor Wanderson Lana. O filme trará além da temática Bullying a relação dos adolescentes com a morte, e discutirá o suicídio na adolescência”.

 

“Fiquei muito feliz com a seleção do projeto, Rafaela Salomão é uma artista excepcional que se dedica muito a tudo que faz, estudiosa, pesquisadora e incansável. Fico feliz também por ter escolhido um conto que marca muito a minha escrita que é a relação das pessoas com as perdas irreparáveis”, comenta Wanderson Lana. “Falar sobre jovens que sofrem bullying e não encontram ajuda ao ponto de ceifarem sua própria vida é importante para que casos assim deixem de acontecer”, reflete o escritor.

 

Para participar do projeto a equipe será composta por 18 integrantes de equipe técnica ( pré-produção e produção) além de 27 integrantes entre atores e figuração. Rafaela Salomão, escreveu o roteiro adaptado do conto, e criou um projeto de execução que contempla o valor do incentivo financeiro disponível.

 

“Por mais que a temática seja complicada, todo roteiro foi pensado para trabalhar um assunto forte como o bullying de forma a não ser agressivo, trazendo a mágica das artes visuais e levando os expectadores a reflexão de um tema que está mais presente na realidade escolar das crianças e adolescentes, bem mais do que imaginamos”, pontuou Salomão. “Acredito que o filme, discutindo vários assuntos como trauma, morte, medo, solidão, faz com que vejamos a adolescência de maneira um pouco mais complexa, porque é um período complexo e nos coloca diante da necessidade de estarmos atentos aos sinais que nossos filhos, sobrinhos, alunos, amigos nos lançam”, reflete a Diretora.

 

É valido ressaltar que os integrantes do projeto fazem parte do Grupo Teatro Faces que há 12 anos, atua na cidade de Primavera do Leste e sempre abordaram a relação do homem com sua comunidade, e a pesquisa sobre a morte e sua ritualização nas mais diversas sociedades é reticente em vários espetáculos durante a trajetória do grupo.

 

Além de profissionais da cidade o grupo também firmou parceria com profissionais de renome nacional, como: os especialistas em efeitos especiais com a equipe da série CineLab do Canal Universal Channel. Além de profissionais da produtora Latitude Filmes, que serão responsáveis pela filmagem do curta. Já a trilha sonora e música do curta metragem será executada pelo Maestro e Professor de Música da USP Amalfi.

 

O filme começa a ser gravado em Primavera do Leste de 05 a 09 de março, com locações em um condomínio da cidade. A estreia está programada para o início de julho. “Diante do apoio de todos os envolvidos acredito que teremos um trabalho exemplar e nosso objetivo é projetar a cidade e valorizar nossos artistas inscrevendo o curta em festivais nacionais e internacionais”, finalizou Rafaela Salomão
 

Todos os direitos reservados Portal de Notícias Mato Grosso News - É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem a autorização expressa por escrito de Portal de Notícias Mato Grosso News. As notícias veiculadas nas colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.

COMENTÁRIOS:

Os comentários a esta notícia são de responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do Portal Mato Grosso News sobre as matérias em questão.





Deixe aqui seu comentário:

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos e pouco digno serão excluidos.
*todos os campos são obrigatórios, seu e-mail não será divulgado no site e nem a terceiros.
       
nome: e-mail:
comentário:
   

Voltar | Topo | Home

Mato Grosso News - A notícia Livre, Independente e Imparcial.

NOTÍCIAS: GERAL | ESPORTES | SAÚDE | MUNDO | ÚLTIMAS

O Portal | Expediente | Anúncie | Fale Conosco